Bom dia gestores,
Muitas empresas
investem altos valores em pesquisas de mercado e comportamento de
consumidores, fazem promoções, brindes, campanhas objetivando a
fidelização e satisfação de seus clientes.
Mas tudo isso pode se
tornar sem efeito quando deixamos de investir no nosso cliente
interno.
É preciso investir
nessa matriz de relacionamento com qualidade, pois independente de
setores e funções, cada funcionário se torna parte importante
desse canal de comunicação com o cliente externo.
Será que o nosso
cliente interno realmente comprou a ideia da empresa ou produto,
depositando nela a sua confiança e diariamente se dedica em aprender
melhores formas de desenvolver suas atividades a fim de atingir os
objetivos da organização?
Será que este cliente
interno se preocupa em conhecer todo o processo que compõe a
estrutura organizacional da empresa, missão, visão, valores a fim
de oferecer um atendimento plenamente satisfatório e perceptivo ao
cliente final?
Será que a empresa
oferece a ele condições para o seu desenvolvimento pessoal e
profissional, para que ele se sinta realizado em suas necessidades e
desejos?
Com a globalização e
a velocidade de informações, os mercados se tornaram mais
concorridos e a busca em satisfazer as necessidades dos clientes vem
se tornado cada vez mais uma obrigação das empresas se quiserem
manter-se vivas.
Portanto devemos
considerar que esse processo de satisfação começa pelo ambiente
interno da organização, independente do nível de atuação na
equipe, mas principalmente as que lidam diretamente com o cliente
externo, pois elas representam a personificação e a imagem da
empresa.
Comece investindo nos
seus clientes internos, através de capacitação técnica,
motivacional, habilidades de inter-relacionamento, entre outros; Esse
processo de valorização se dá através de políticas de marketing
interno (endomarketing), reconhecimento, ascensão profissional,
gestão participativa, programas de qualidade de vida, etc...
Dessa forma os seus
colaboradores passam a ter consigo a responsabilidade de influenciar
o cliente externo na percepção e no conceito da empresa ou produto,
bem como passam a ter a preocupação de se tornar um agente eficaz
trazendo a lucratividade para a organização através da satisfação
e encantamento dos clientes externos.
E que tal?
Tomar mais cafezinhos
juntos.
Almoçar na mesma mesa.
Lembrar do seu
aniversário.
Saber sobre seus filhos
e presenteá-los em ocasiões especiais.
Conhecer o seu hobby,
seu time preferido,
seus gostos.
Compartilhar suas
alegrias e tristezas.
Elogiar, abraçar.
Sorrir e desejar um bom
final de semana.
Mandar uma mensagem de
motivação e otimismo.
Ou simplesmente "jogar
uma conversa fora".
Afinal, este é o único
cliente que, faça chuva ou faça sol, você sempre poderá contar
com ele, pois certamente estará ao seu lado.
E isso se chama fidelidade, e aí vamos fidelizar nosso cliente interno?
Sucesso a todos,
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