Você se preocupa com o seu cliente interno?


Bom dia gestores,

Muitas empresas investem altos valores em pesquisas de mercado e comportamento de consumidores, fazem promoções, brindes, campanhas objetivando a fidelização e satisfação de seus clientes.

Mas tudo isso pode se tornar sem efeito quando deixamos de investir no nosso cliente interno.


É preciso investir nessa matriz de relacionamento com qualidade, pois independente de setores e funções, cada funcionário se torna parte importante desse canal de comunicação com o cliente externo.
Será que o nosso cliente interno realmente comprou a ideia da empresa ou produto, depositando nela a sua confiança e diariamente se dedica em aprender melhores formas de desenvolver suas atividades a fim de atingir os objetivos da organização?

Será que este cliente interno se preocupa em conhecer todo o processo que compõe a estrutura organizacional da empresa, missão, visão, valores a fim de oferecer um atendimento plenamente satisfatório e perceptivo ao cliente final?
Será que a empresa oferece a ele condições para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, para que ele se sinta realizado em suas necessidades e desejos?

Com a globalização e a velocidade de informações, os mercados se tornaram mais concorridos e a busca em satisfazer as necessidades dos clientes vem se tornado cada vez mais uma obrigação das empresas se quiserem manter-se vivas.
Portanto devemos considerar que esse processo de satisfação começa pelo ambiente interno da organização, independente do nível de atuação na equipe, mas principalmente as que lidam diretamente com o cliente externo, pois elas representam a personificação e a imagem da empresa.

Comece investindo nos seus clientes internos, através de capacitação técnica, motivacional, habilidades de inter-relacionamento, entre outros; Esse processo de valorização se dá através de políticas de marketing interno (endomarketing), reconhecimento, ascensão profissional, gestão participativa, programas de qualidade de vida, etc...

Dessa forma os seus colaboradores passam a ter consigo a responsabilidade de influenciar o cliente externo na percepção e no conceito da empresa ou produto, bem como passam a ter a preocupação de se tornar um agente eficaz trazendo a lucratividade para a organização através da satisfação e encantamento dos clientes externos.

E que tal?

Tomar mais cafezinhos juntos.
Almoçar na mesma mesa.
Lembrar do seu aniversário.
Saber sobre seus filhos e presenteá-los em ocasiões especiais.
Conhecer o seu hobby,
seu time preferido, seus gostos.
Compartilhar suas alegrias e tristezas.
Elogiar, abraçar.
Sorrir e desejar um bom final de semana.
Mandar uma mensagem de motivação e otimismo.
Ou simplesmente "jogar uma conversa fora".

Afinal, este é o único cliente que, faça chuva ou faça sol, você sempre poderá contar com ele, pois certamente estará ao seu lado.

E isso se chama fidelidade, e aí vamos fidelizar nosso cliente interno?

Sucesso a todos,

Comentários