Dicas para terceirização de serviços logísticos, parte 1.


Boa tarde gestores,

Apesar da tendência atual para terceirização das atividades logísticas, acompanhei muitas situações nas quais o processo foi mal conduzido, os resultados positivos demoraram a serem obtidos ou redundaram num verdadeiro fracasso.


Com o forte aumento da competitividade, a terceirização passa a envolver uma grande gama de atividades logísticas, além do transporte rodoviário de cargas que inicialmente era a função mais terceirizada.

Para desenvolver esse processo de terceirização é necessário alguns cuidados e a utilização das seguintes dicas:

1. Motivos para terceirizar – como a terceirização não é um caminho obrigatório temos que avaliar os motivos para a decisão:

  • Na cadeia de abastecimento da qual uma empresa faz parte, a terceirização poderá gerar impacto quanto ao nível de serviço?
  • Dedicação ao próprio negócio (“core business”) poderá fazer a diferença?
  • É relevante para evitar investimentos e substituir custos fixos por variáveis?
  • Melhorar o controle dos custos logísticos e absorver “expertise” é importante?
2. A empresa está preparada? O processo não deve ser iniciado sem que os responsáveis pela empresa estejam realmente preparados para a mudança:

  • Existe a consciência da necessidade de parceria e um ótimo relacionamento?
  • O domínio das operações, custos, procedimentos e indicadores a partir dos quais o terceiro será avaliado?
  • O preparo para transferir e compartilhar parte das atividades com “estranhos”?
  • A consciência das dificuldades desde a transição e o apoio e monitoramento ininterrupto das operações?
3. Definição dos objetivos, existem muitos motivos que levam à terceirização, porém as empresas devem definir claramente:

  • Logística e nível de serviço são diferenciais para manter ou conquistar clientes?
  • Redução de custos (movimentação, armazenagem, transportes, etc) é o foco?
  • Possibilidade de melhorar alguma operação se esta for terceirizada?
4. Os preparativos – após avaliar os motivos, os questionamentos internos e os objetivos, a empresa deve se preparar para o inicio efetivo do processo de terceirização:

  • Estão definidas as atividades a terceirizar?
  • Existem empresas prestadoras de serviços disponíveis e habilitadas?
  • Todas as instâncias de decisão da empresa estão convencidas claramente com objetivos e interesses alinhados?

Pois bem, estão vamos dar a partida no processo, opa a partida fica para o próximo post.

Sucesso a todos,

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