Bom dia gestores,
Montadora é a primeira
a desenvolver a tecnologia de desativação de cilindros em baixa
rotação para motores de 4 cilindros, veja o filme.
Quando temos um veículo
que possui motor de seis cilindros é muito interessante e válida a
tecnologia de desativação dos cilindros em situações que o modelo
não necessita de toda força motriz gerada pelo motor. O ganho
resulta em economia no consumo de combustível e redução na emissão
de gases na atmosfera. A Honda é uma das marcas que domina bem essa
tecnologia, já presente em alguns dos seus modelos.
Agora você imagina
como essa tecnologia pode se tornar ainda mais efetiva quando
aplicada em motores de quatro cilindros? A Volkswagen sai na frente
entre as grande fabricantes e revela o desenvolvimento para produção
em série de motores com essa característica. A estreia acontece no
motor 1.4 TSI.
Além da desativação
de um ou até dois dos quatro cilindros, que resulta numa economia de
0,4 litro para cada 100 km, com a incorporação da função
start-stop, que usa o motor em marcha lenta, essa economia aumenta
para 0,6 litro por 100 km rodados.
Os maiores efeitos são
alcançados com o veículo em velocidade constante na casa de 50
km/h, em terceira ou mesmo quarta marcha, que pode assim, alcançar
uma economia de até 1 litro a cada 100 km. Essa melhora na
eficiência já foca o futuro na norma Euro 6. Um fator importante
que foi considerado nesse desenvolvimento é o aspecto vibratório
que o motor desenvolve quando funciona, por exemplo, com apenas dois
cilindros, necessitando de elementos que mantenham seu equilíbrio.
Como sempre, o fator
determinante de funcionamento do motor acontece através de sensores
instalados no pedal do acelerador do veículo, permitindo reconhecer
o modo de condução do motorista.
Para nós que moramos
em São Paulo, enfrentamos congestionamentos, diversos pontos de
retenção e onde as principais vias tem 60 km/hora como velocidade
regulamentada, é uma boa notícia.
Sucesso a todos,
Comentários