Musashi Sensei e seus ensinamentos.

Bom dia gestores,


Você provavelmente já ouviu falar no general chinês Sun Tzu. Há aproximadamente 2.500 anos, ele foi um profundo conhecedor das manobras militares, acumulou inúmeras vitórias, derrotou exércitos inimigos e escreveu a Arte da Guerra, inspiração para líderes e estrategistas corporativos antigos e atuais do mundo inteiro.

Mas a filosofia e história oriental revelam muitos mais ensinamentos que Sun Tzu e seus admiradores poderiam prever. E foi assim que, um sujeito não tão conhecido no ocidente quanto o general chinês, mas com uma notável persistência e sabedoria, transformou-se no maior samurai de todos os tempos.

Miyamoto Musashi, samurai japonês não conheceu a derrota, conhecido como Kensei, “santo da espada”, e também como Sensei, “professor”, venceu mais de 60 batalhas e construiu uma filosofia a qual chamou de Gorin No Sho (O livro dos Cinco Anéis), terra, água, fogo, vento e o vazio, livro considerado com um tratado da estratégia para a vitória em qualquer campo e contra qualquer inimigo. Embora voltadas à mortal arte da esgrima, as suas técnicas aplicam-se ao não menos mortal mundo competitivo dos mercados.

O que, por exemplo, é exigido hoje como essencial para um profissional competente, como buscar ser multidisciplinar e ampliar seu leque de conhecimento em várias áreas, já era pregado pelo samurai no século 16. Entre uma das suas filosofias, Musashi afirmava sobre a necessidade de trilhar e conhecer diversas profissões para ampliar as habilidades. E claro que ele seguiu isso. Dedicou-se às artes, como a pintura, caligrafia, a escultura e a elaboração de tratados e livros.

Musashi ressaltava ainda a importância de possuir as ferramentas certas para a execução de um trabalho, acumular técnicas e de executar ações com planejamento e tática. Para o samurai, assim como um carpinteiro torna-se melhor com seus instrumentos e é capaz de criar coisas novas quanto mais experiente, também um guerreiro pode se tornar um estrategista, capaz de adaptar seu estilo para a tática necessária na batalha. Para Musashi, no domínio de sua arma (ou profissão) o homem alcança o domínio de si e, em consequência, conquista a vitória nas diversas situações de vida.


Musashi tornou-se uma lenda já na sua época. Seu nome está gravado no imaginário japonês como sinônimo de bravura, de sabedoria e humildade. As histórias de suas proezas estão registradas em diversos textos, diários, monumentos e, agora, na atualidade, os seus ensinamentos continuam através de filmes, séries de TV, mangás, livros de negócios e até games. Miyamoto Musashi foi um guerreiro consagrado pela arte milenar da estratégia e imortalizado nos fundamentos culturais intrínsecos do povo japonês.

"Quando você atinge o caminho da estratégia, não haverá uma única coisa que não possa compreender e verá o caminho em tudo"

Princípios de Musashi, adaptados ao mundo corporativo.
  1. Não haja com desonestidade, confiança é o princípio de tudo.
  2. O caminho está no treinamento contínuo.
  3. Conheça profundamente sua realidade, sua empresa, clientes, concorrentes e mercado.
  4. Mantenha o princípio, eu ganho e você ganha.
  5. Desenvolva sua intuição, não tenha medo de errar ao fazer algo novo, com certeza você sabe mais do que imagina.
  6. A omissão é o pior erro.
  7. Procure ouvir quem está perto de você a percepção do meio depende de sua atenção.
  8. Você faz parte do todo, o que afeta um afeta a todos.
  9. Tudo tem a própria importância e não a importância que você dá, saiba reconhecer a importância de cada coisa.
  10. Não faça nada que não sirva para nada (Esse é o melhor de todos).
Sucesso a todos,

Comentários