Inovação tecnológica.

Bom dia gestores,

Aproveitando a citação de Mr. Jobs, relacionada à inovação.

Inovação é a palavra que nos últimos anos entrou para o vocabulário de muitos brasileiros. Está em campanhas publicitárias, em reuniões, no dia a dia dos empresários. Hoje, qualquer empresa que queira sobreviver sabe sobre a importância de inovar.

Não inovar significa ficar vulnerável à concorrência mais criativa e correr o risco de perder competitividade.


Por outro lado, muitas das grandes oportunidades de recursos financeiros para fomento à inovação exigem cooperação entre empresas e instituições públicas de pesquisa.

Esse panorama cria perspectiva de um modelo de inovação para o Brasil que explore o potencial da Pesquisa,

Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) pública de forma diferenciada, como na Alemanha, por exemplo, onde há forte conexão entre academia e empresa nos setores intensos de tecnologia.

Sabemos que o nosso País é há muito tempo deficitário em inovação e os talentos aqui gerados, aproveitam justamente as oportunidades externas e ocorre uma evasão grande de pesquisadores e cientistas

Assim, surge a necessidade de um sistema público de suporte à inovação altamente eficiente, com boa velocidade de resposta. O momento é único na área de pesquisa e tecnologia para o Brasil. É a chance de desatar um nó que impede avanço mais rápido da competitividade da indústria.

Os institutos de pesquisa, em todo o Brasil, podem colaborar, ganhando nova configuração, alavancando o avanço na agregação de valor a produtos. Muito do que se cria não chega ao dia a dia dos brasileiros devido à falta de ligação entre universidades e empresas.

O problema está nas provas em escala industrial de novas tecnologias, em testes práticos de produtos e processos para validar sua realização no mercado. Poucos podem realizar eficientemente essas tarefas. Em diversos países essa articulação cabe a institutos tecnológicos e é subvencionada pelo Estado. Universidades e empresas têm domínios distintos.

Na universidade o trabalho tem origem livre, é colaborativo, de amplo espectro temático, publicável e de longo prazo, mas na empresa é competitivo, secreto e precisa de retorno rápido.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) assumiu recentemente o dever de se posicionar ainda mais como um catalisador de inovação, um articulador entre pesquisadores, cientistas e empresarios. O governo do Estado de São Paulo, ao qual o IPT é ligado, dá um bom exemplo ao investir fortemente em suas capacitações e infraestrutura.

Sob articulação do IPT estão sendo contratados acordos entre governo do Estado, BNDES, empresas, Fapesp, Finep e universidades como USP, ITA, Unesp e Unicamp para testar novas tecnologias voltadas à produção sustentável de energia, estruturas mais leves com novos materiais e novos produtos para a indústria ou até para avaliar sistemas de apoio à produção de petróleo do pré-sal.

O governo federal também acerta ao buscar esse modelo aglutinador com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com metodologia que envolve contrato de gestão e dá flexibilidade para operação dos institutos. Resta acreditar que o Brasil prossiga na busca de trabalho conjunto entre universidades, institutos de pesquisas e empresas, para que se atinja um avanço com mais velocidade no cenário mundial de inovações.


Sucesso a todos,

Comentários