Bom dia gestores,
Ninguém questiona que
a edição 2011 da Fenatran será a maior em anúncios de
investimentos em novas tecnologias. E a Ford Caminhões anunciou que
fará a sua mais intensa participação na feira de transporte em um
estande de mais de dois mil metros quadrados, no qual estarão
expostos 18 caminhões de seu portfólio, entre eles cinco versões
do novo Cargo Euro 5, apresentado pela montadora na última
sexta-feira, 30, postei um filme muito bom sobre o modelo Ford Cargo 2012.
“Esta é a maior
Fenatran que já realizamos. Será a primeira vez que mostraremos o
novo Cargo a um público tão grande. Ele chega com mais novidades
além de cabine, como uma linha nova de motores. Temos muito que
contar para nossos clientes”, revelou Oswaldo Jardim, diretor de
operações de caminhões da Ford América do Sul.
A tecnologia Euro 5 vai
proporcionar um aumento de potência para a linha de motores Cummins
ISB 4.5, 6.7 e o novo 8.9 litros. Segundo a empresa, esse ganho de
força permitirá a mudança da nomenclatura. A linha terá 12 novos
modelos: Cargo 816, 1319, 1723, 1719, 1933 R, 1933 Tractor, 2423,
2429, 2623, 2629 e 3133.
“Estamos contentes
com os resultados do novo torque e o ganho de potência do Cargo.
Isso nos proporcionará uma economia de combustível de até 6%. Não
tenho receio de dizer que, em operações específicas, chegamos a
13% a menos de consumo”, salientou Jardim.
Além disso, os
caminhões ganham alterações no painel de instrumentos. Segundo
Jardim, a marca optou pela tecnologia SCR para operar com S50. “Os
testes comprovaram que o sistema não pode ser abastecido com o
diesel S500 e S1800, sob o risco de causar danos aos componentes do
motor”, disse o executivo.
Segundo Jardim, a
entrada em vigor da nova lei ambiental fará a indústria de veículos
comerciais se reinventar, com o reposicionamento dos produtos se
consolidando no mercado ao longo do primeiro semestre de 2012 e o
custo não será baixo. “É um sistema rico em desenvolvimento, mas
quanto melhor o produto mais caro ele será”, prosseguiu o diretor.
Para ele, que não
revelou o investimento para adequar os modelos, o grande segredo do
mercado é saber qual estratégia a ser utilizada pelas montadoras
para se adequar às exigências. Outro ponto interessante vai ser a
educação do cliente quanto aos procedimentos a respeito da
tecnologia e ao combustível a ser usado.
FORDTRAC
Outra novidade da Ford
para o mercado de caminhões é a parceria com a Autotrac, empresa do
ex-piloto Nelson Piquet, para o lançamento do FORDTRAC, uma
ferramenta exclusiva para gestão de frota. Desenvolvido em conjunto
entre as duas empresas, o equipamento traz vantagens logísticas e de
segurança ao transportador que optar pela solução, que não virá
de série.
Sucesso a todos,
Comentários