Dicas para um Evento corporativo de sucesso.


Bom dia gestores,

O evento corporativo geralmente é promovido por uma entidade ou instituto que contrata o serviço de organização de eventos. Ao idealizar um evento deste porte o primeiro passo é fazer uso das ferramentas propostas em sala de aula e descrever os objetivos e estratégias para alcançá-lo. Após é necessário obter as informações abaixo para preparar o planejamento do evento.

1. Identificar o tipo de evento
É importante saber qual o tipo do evento. Um congresso necessita de muitas salas, já um seminário apenas uma.
2. Número de pessoas.
Para definir o tamanho do espaço e a quantidade dos produtos e serviços a serem contratados é preciso saber o quantitativo.
3. Data prevista.
É necessário saber se não haverá outros eventos na mesma data e se o espaço desejado estará desocupado.
4. Nacional ou internacional
Há necessidade de contratação de tradução simultânea na preparação e durante o evento?
5. Cidade
É importante saber em qual cidade será realizado o evento, principalmente em razão do espaço e da capacidade hoteleira local. A qualidade do destino turístico é relevante.
6. Espaço para o evento
Sobre o local que sediará o evento é necessário saber se há salas e espaços suficientes para as atividades a serem realizadas.
7. Exposição/Comercialização
Definir como serão os tramites e quem fará a comercialização dos estandes ou buscará patrocinadores.
8. Programação Social
Determinar qual será o tipo de programação e se irá ser restrito aos participantes ou estendido aos acompanhantes.
9. Recursos humanos
Programar quantas pessoas estarão disponíveis e envolvidas com a preparação e durante o evento.
10. Equipamentos
Analisar quais equipamentos serão necessários comprar ou locar e qual empresa deverá ser indicada.
11. Decoração/cenografia
Para que o evento seja único é importante pensar na proposta de uma cenografia inusitada e de muito bom gosto.
12. Marca do evento
É necessário elaborar uma marca para o evento, que deverá ser aplicada em todo material impresso, nos banners, no material dos participantes e dos organizadores.

13. Comunicação
A comunicação do evento deverá ser bem programada para atingir os resultados esperados.
14. Transportes
Dependendo da localização do evento será necessário cuidar do transporte para os convidados e participantes em geral.

15. Hospedagem
É melhor que seja o mais perto possível do local do evento pelo custo e pela facilidade de deslocação das pessoas.
16. Abertura/Encerramento
O evento principal é o da abertura e deverá ser em um espaço que cause impacto e beleza aos participantes. Se houver evento de encerramento nunca deverá ser no último dia e sim no penúltimo, em razão da evasão dos participantes.
17. Trabalho em equipe
Elabore uma metodologia de trabalho e indique quem será o responsável na equipe por ações relacionadas como, comunicação e marketing, financeiro, convidados, secretaria, transportes, programação social, captação de recursos, comercialização de espaços e contratação de serviços terceirizados.

Sucesso a todos.

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