Dicas para terceirização de serviços logísticos, parte 2

Boa tarde gestores, continuando.....


5. Caracterização da empresa contratante, é importante que o prestador de serviços tenha todas as informações sobre o contratante e as atividades a executar:
  • Descrição da empresa (formação, capital, porte), localização (matriz, filiais CD’s, etc), posição no mercado, etc;
  • Descrição dos processos produtivos e dos principais materiais e produtos;
  • Canais de distribuição (direto, atacado, varejo, etc), destinos;
  • Detalhes das operações que serão terceirizadas (processos, indicadores, etc);
  • Objetivos e critérios de como será desenvolvido o processo de seleção.
6. Pré-qualificação, após a empresa ter decidido e se preparado, tem início a fase externa da terceirização, verificar se existe interesse, e enviar um questionário de qualificação com os seguintes quesitos:
  • Instalações e equipamentos disponíveis (locais, áreas, parceiros, lista de equipamentos, etc); equipe gerencial e operacional;
  • Capacitação em operações similares, organização, otimização da armazenagem e transporte, etc;
  • Competência administrativa e fiscal;
  • Sistemas de TI disponíveis (ERP, WMS, roteirizador, etc) e equipe de suporte (interfaces, adaptações e customizações);
  • Equipes de projeto e treinamento;
  • Disponibilidade de instalações que possam ser compartilhadas (rateio de custos fixos);
  • Aceitar pagamento por atividade operacional - “cost-driver” (movimentação, estocagem, embalagem, etc);
  • Relação dos principais clientes, locais e serviços prestados;
  • Referências financeiras;
Após o recebimento das informações deverá ser elaborada uma classificação, eliminando as empresas não adequadas.
7. Concorrência, é o início da fase de seleção, com as seguintes atividades:
  • Comprovação das informações prestadas na fase anterior;
  • Convite para visita às operações que serão terceirizadas e detalhadas as informações;
  • Solicitação de um projeto logístico específico com críticas e sugestões;
  • Envio do escopo para o desenvolvimento da proposta técnica e comercial;
  • Esclarecimentos e retransmissão de informações para todos os participantes
  • Recebimento das propostas.
8. Avaliação e seleção final, esta fase é crítica para o sucesso da terceirização:
  • Avaliar as propostas e esclarecer dúvidas;
  • Avaliar cada proposta e simular o custo total para diversos cenários;
  • Equalizar as propostas técnicas e solicitar nova proposta comercial;
  • Classificar no máximo três empresas;
  • Negociar (após a equalização);
  • Como a decisão muitas vezes envolve aspectos intangíveis (confiança, indicação, etc) deve ter a participação da diretoria.
9. Contrato, o início e o fim, é um documento que além dos aspectos legais deve conter algumas premissas sobre o conteúdo técnico:
  • Clara definição do escopo dos serviços e responsabilidade das as partes;
  • Definição de equipes e canais de comunicação para acompanhamento rotineiro e solução de e conflitos;
  • Metas e objetivos comuns (mensuráveis / indicadores) que devem ser alcançados;
  • A quebra do contrato deve ser prevista para não prejudicar a continuidade da operação, além de garantir a separação ou ressarcimento dos recursos utilizados (materiais e humanos).
10. Sucesso ou fracasso da terceirização, depende do acompanhamento da operação:
  • Planejamento cuidadoso da transição;
  • Estrutura organizacional com os responsáveis por cada atividade;
  • Divulgação dos indicadores e metas definidos em contrato e reuniões de acompanhamento;
  • Envolvimento de todo o grupo e todos os níveis;
  • Não deixar nenhum problema sem solução.
Sucesso a todos,

Comentários