Boa tarde gestores,
Alguns alunos me
perguntaram na semana passada como poderiam desenvolver o calculo dos preços de seus produtos para as disciplinas de CDE e TCC, disse que
postaria algo no Blog..
Portanto vamos ao
trabalho, abaixo algumas dicas que lembro para estipular preço de
produtos e serviços:
1 - Análise
preliminar, definir margem de preço com base no valor cobrado pela
concorrência e na estratégia do seu negócio.
2 – Otimização,
analisar valores considerando custos de produção e comportamento do
mercado.
3 – Implementação ,
definir preço final e garantir aceitação dos consumidores.
Estratégias
promocionais mais usadas:
1 - Números quebrados,
($1,99), atrai consumidores, promove falsa impressão de economia,
acentua a competitividade entre empresas.
2 - Leve três e pague
dois, reduz o estoque, incentiva a compra compulsória, acentua a
movimentação em loja.
3 – Brinde na compra
do produto, chama a atenção dos consumidores, incentiva a adesão
em cadastros diversos, e em certos casos a leva a lembrança da nova
marca.
Implicações da
política de preços.
1 – Descontos para
vencer a concorrência não fidelizam clientes, os consumidores
pesquisam o mercado.
2 – Promoção para
vendas em grande quantidade, incentiva formação de grupos de
compras que barganham descontos maiores.
3 – Redução de
preços para atingir metas, consumidores seguram as compras até as
promoções de fim de coleção.
Caros leitores e visitantes, caso saibam de mais
algumas enviem comentários.
Sucesso a todos,
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