Comprometimento e política ambiental nas organizações.


Bom dia gestores,

A política ambiental deve estabelecer um senso geral de orientação para as organizações e simultaneamente fixar os princípios de ação pertinentes aos assuntos e à postura empresarial relacionados ao meio ambiente.

Tendo como base a avaliação ambiental inicial ou mesmo uma revisão que permita saber onde e em que estado a organização se encontra em relação às questões ambientais, é chegada a hora da empresa definir claramente aonde ela quer chegar. Nesse sentido, a organização discute, define e fixa o seu comprometimento e a respectiva política ambiental.


O objetivo maior é obter um comprometimento e uma política ambiental definida para a organização. Ela não deve simplesmente conter declarações vagas; ela precisa ter um posicionamento definido e forte. Além da política ambiental, empresas também adotam a missão de que em poucas palavras, expõe seus propósitos.

A política ambiental da organização deve estar em todas as áreas administrativas e operacionais, e também deve estar incorporada em todas as hierarquias existentes, ou seja, de baixo para cima e de cima para baixo, da alta administração até a produção.


Ao adotar a política ambiental, a organização deve escolher as áreas mais óbvias a serem focadas em relação ao cumprimento da legislação e das normas ambientais vigentes específicas no que se refere a problemas e riscos ambientais potenciais da empresa.

A organização deve ter o cuidado de não ser demasiadamente genérica afirmando por exemplo, "Nos comprometemos a cumprir a legislação ambiental", é óbvio que qualquer empresa, com ou sem política ambiental declarada, deve obedecer a legislação vigente.

O compromisso com o cumprimento e a conformidade é de vital importância para a organização, pois, em termos de gestão ambiental, inclusive nos moldes das normas da série ISO 14000, a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é voluntária, portanto nenhuma empresa é obrigada a adotar uma política ambiental ou procedimentos ambientais espontâneos, salvo em casos de requisitos exigidos por lei, como, por exemplo, o licenciamento ambiental, controle de emissões, tratamento de resíduos, e outros,.

O que diz a NBR-ISO 14.001 - Política Ambiental.

A alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que ela:
  • Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades;
  • Inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição;
  • Inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis e demais requisitos subscritos pela organização;
  • Forneça a estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais;
  • Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados;
  • Esteja disponível para o público.
Sucesso a todos,

Comentários