Boa noite pessoal
Empresários chineses
estão dispostos a investir US$ 300 bilhões em infraestrutura de
transporte no Brasil, informou hoje o presidente da Confederação
Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, que acaba de
retornar de viagem institucional à China.
Na representação do
empresariado brasileiro do setor de infraestrutura e logística,
Clésio Andrade recebeu, ainda, manifestação de interesse de
empresários e representantes do governo chinês na instalação de
“dez indústrias no Brasil e parceria com empresas brasileiras para
resolver o problema de infraestrutura de transporte”, disse.
Clésio anunciou esses
números durante audiência pública conjunta das comissões de
Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Meio Ambiente
(CMA), com o objetivo de debater a posição do governo brasileiro
dentro do G20, nos aspectos econômicos, ambientais, climáticos e de
segurança alimentar.
A falta de
competitividade da produção brasileira é, em grande parte, segundo
Clésio, consequência da elevação de custos decorrentes da
falência da infraestrutura brasileira em transporte rodoviário,
ferroviário e hidroviário, e da deficiência nos portos e
aeroportos, impostos entre outros fatores.
O Plano Nacional de
Logistica elaborado pela CNT estima que, para manter o nível atual
de competitividade com nossos principais concorrentes são
necessários investimentos de R$ 405 bilhões. A parceria com os
chineses, segundo Clésio, pode eliminar custos da cadeia produtiva
que engessam o crescimento do país e contribui para a estatística
de nove mil mortes por ano em rodovias federais.
Meio ambiente
Sobre o aspecto
ambiental, o senador afirmou que a iniciativa privada pode colaborar
muito, mas a decisão precisa de vontade política. “Na questão
ambiental, a iniciativa privada pode ajudar muito. Mas precisamos de
uma decisão política também. O nosso óleo diesel é o de pior
qualidade no mundo. São 1.800 mg/kg de enxofre, o que provoca
problemas de saúde e diminui a qualidade de vida. Enquanto no resto
do mundo o limite é de 50 mg/kg. A Petrobras precisa investir para
melhorar a qualidade do combustível”, afirmou Clésio Andrade.
De autoria de Clésio,
tramita no Senado projeto com o objetivo de reduzir, gradativamente,
a quantidade de enxofre no óleo diesel. Segundo a proposição, a
partir de 2015 o óleo diesel no Brasil poderá ter apenas 10mg/kg.
O projeto está nas
mãos do senador Paulo Paim, que vai relatá-lo na Comissão de Meio
Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
Sucesso a todos
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