Características dos eventos corporativos


Bom dia gestores,

Abaixo as principais características do eventos corporativos.



Exposição - Tem como objetivo a divulgação de um produto e/ou serviço apresentado em um espaço fixo, com stands, barraca e outros.

Feira - Diferente da Exposição, a Feira tem caráter comercial, de venda do produto e/ou serviço.

Salão - Mistura de Exposição e Feira. Visa tanto a divulgação quanto à venda de produto e/ou serviço.

Mostra - Variação da Exposição, objetiva divulgar, porém sem possuir um local fixo.

Congresso - Internacionais, nacionais e regionais os congressos são de porte e tem alguns dias de duração. Possuem várias reuniões e podem ter também exposições ou feiras. Geralmente acontecem eventos sociais visando a confraternização dos participantes.

Conferência - Reunião na qual uma pessoa, que tem amplo conhecimento sobre um assunto, realiza uma apresentação para um público previamente inscrito e que desconhece o tema. Em alguns casos o conferencista fica a disposição dos participantes para esclarecer dúvidas.

Palestra - Também é uma apresentação de um assunto por uma pessoa especialista. A diferença da conferência é que geralmente os ouvintes já têm algum conhecimento do assunto que será abordado e buscam apenas mais informações.

Simpósio - Apresentação de vários expositores que tratam de assuntos específicos relativos a um tema comum e geralmente científico. Nesse tipo de evento existe a figura de um coordenador, que apresenta os participantes e limita o tempo de exposição de cada um. Após isso, o coordenador abre uma sessão de perguntas e respostas, com participação de uma plateia de ouvintes.

Mesa Redonda - Como o simpósio também há a figura de um coordenador de mesa e de especialistas que apresentam assuntos específicos sobre um tema geral. A diferença está no debate, que é restrito a esses participantes.

Painel - Debate entre alguns especialistas sobre um determinado tema, também sob a coordenação de um moderador.

Convenção - Encontros de determinados grupos para discutir assuntos afins. Geralmente utilizadas por entidades empresariais, políticas ou ainda por grupos sociais. As convenções buscam a integração dessas pessoas.

Seminário - Exposição, discussão e conclusão de um determinado assunto para uma plateia. Pode ser feita por um especialista ou por um coordenador. Após a exposição aquela é dividida em grupos de discussão para elaboração de conclusões. Essas são reunidas pelo coordenador e resumidas em uma conclusão final com base na opinião da maioria.

Fórum - Um coordenador tem a função de reunir as diferentes opiniões provenientes de discussões, ideias e sugestões apresentadas pelos participantes. É então elaborada uma conclusão baseada na opinião da maioria. Deve ser apresentado um documento final, aprovado e assinado por todos.

Brainstorming - Reunião onde os participantes emitem livremente idéias para solucionar uma questão ou problema. Há duas etapas: a criativa que consiste na exposição do tema ou problema e a avaliativa, onde são lançadas as idéias e a síntese.

Jornada - Mini-congressos constituídos por reuniões de grupos de uma determinada região. Realizadas periodicamente visam discutir um ou mais assunto de interesse do grupo.

Workshop - Apresentação de um determinado assunto seguido de uma demonstração. Tornou-se usual denominar oficina como workshop. A diferença entre as duas é que a oficina é mais utilizada em caráter educacional e o workshop em caráter comercial.

Colóquio - Reunião fechada de um grupo onde ocorre a exposição de um tema. Visa prestar esclarecimento e decisões sobre o assunto em pauta. Sempre com a presença de um coordenador.

Festival - Evento artístico, com apresentações previamente selecionadas e de cunho competitivo. Visa a divulgação e promoção.

Visita - Apresentação de produtos, serviços e/ou instalações da organização visitada por um grupo seleto de pessoas. Possui duração média de 2 horas.

Bolsa de contratação - Visa contato direto entre contratante e contratados de determinada área. Podendo vir a se formar vínculos profissionais ou de contratação de estágio.
Curso - Destinado a um público selecionado e homogêneo visa o aprendizado desses em determinado assunto.

Sucesso a todos,

Comentários