BNDES vai financiar construção de navios.


Boa noite gestores,

O estaleiro STX OSV Niterói (Eike Batista) receberá do BNDES US$ 226 milhões para iniciar a construção de três navios de apoio a plataformas de petróleo. As unidades foram encomendadas pelo armador DOF Navegação Ltda. Tal projeto integra o PAC e possui investimentos totais de US$ 390 milhões.

Esse trio de embarcações vai suprir parte da demanda de navios de apoio offshore que prestam serviços às plataformas marítimas de petróleo na plataforma continental brasileira. Os navios fazem parte do programa da Petrobras de ampliação e modernização da frota de apoio marítimo.

Entre os méritos do projeto, destacam-se o desenvolvimento e a capacitação tecnológica de estaleiros com a construção de navios de grande porte e com alta tecnologia; e a manutenção de cerca de 1,4 mil empregos durante a construção.

As embarcações são do tipo AHTS-18.000, uma das maiores e mais modernas embarcações de sua categoria já construídas no Brasil. Seu maior diferencial é o guincho, equipamento tecnologicamente sofisticado que propicia à embarcação uma capacidade de tração estática de 250 toneladas, bem acima da média do mercado, que é de cerca de 150 toneladas.

Com comprimento total de 93,5 metros e porte bruto de 4,2 mil toneladas, cada embarcação possui sistemas híbridos de propulsão, contando com instalações para dois motores principais do tipo diesel mecânico, assim como para dois motores principais do tipo diesel elétrico.

Sucesso a todos,

Comentários