Parabéns pelo seu dia Administrador.

Boa tarde gestores
Parabéns pessoal hoje é o dia do administrador.

E como administradores, sempre estamos envolvidos em várias atividades, proponho a você mais uma.

Proponho a você administrador ou não a enfrentar três desafios interligados que refletem a postura que devemos adotar em nossas vidas.

Desafio 1 – Criar novos paradigmas em vez de aceitar conceitos, ideias e práticas, que deram certo no passado

O que deu certo até aqui, não dará mais! Precisamos reconhecer que estamos defronte de uma grande oportunidade. A oportunidade para reinventar a Administração. A Administração, tal como a conhecemos hoje, chegou ao fim de um ciclo. Pode parecer ousadia, pretensão, arrogância.
Mas precisamos reinventar a Administração pois a maioria dos negócios está sendo reinventada. As empresas sobreviventes serão aquelas que conseguirem reinventarem-se. Como consequência precisamos também reinventar os conceitos de Liderança, Motivação, Relacionamento com Clientes, Carreiras, Planejamento Estratégico. O que deu certo no passado não corresponde mais a realidade da vida empresarial que nos cerca.
Em vez de pensar que estamos defronte de um grande problema, devemos perceber a enorme oportunidade que nos está sendo oferecida. A oportunidade de contribuir com a Administração reinventando alguns de seus conceitos. Vamos colocar não só mãos à obra e também nossas cabeças e corações à obra. Os bem-sucedidos executivos e empresários, em seu trabalho diário, já estão na vanguarda dessa reinvenção. Não temos tempo a perder !

Desafio 2 – Inventar o futuro em vez de ficar tentando adivinhá-lo.

As empresas já estão investindo considerável parcela de tempo em intermináveis sessões de planejamento estratégico, tentando adivinhar o futuro.
Prefiro evitar o lugar comum desses paradigmas mais visíveis e a tentação de discorrer sobre macrovariáveis. Prefiro olhar para os novos paradigmas menos visíveis, mas que tem dado certo em algumas empresas vencedoras. São novas ideias e formas de se posicionar, mais micro que macro que têm ajudado essas empresas a inventar seu futuro, em vez de simplesmente tentar adivinhá-lo.
O papel do líder não é de adivinhar o futuro. É , sim, o de inventá-lo !
E precisamos inventar um modelo de competitividade baseado na inclusão. Os modelos baseados na exclusão social, econômica, digital e política, provaram ser ineficazes. Trouxeram infelicidade à países, negócios, empresas, famílias, indivíduos. Precisamos deixar para trás as estruturas que separaram o chão de fábrica dos gestores, o planejamento da ação, o emocional do racional. O futuro dos vencedores será construído com pontes entre os clientes e a empresa, entre os departamentos, a organização e a comunidade, o pessoal e o profissional. Precisamos de “construtores de pontes”, em vez dos “construtores de paredes” que predominaram na era industrial e nos tempos da competição artificial.
Precisamos inventar nosso futuro, em vez de ficar tentando adivinhá-lo.

Desafio 3 – Sonhar e realizar nossos sonhos, em vez de apenas buscar sobreviver na dura realidade que nos cerca.

Sonhar não é privilégio de artistas, intelectuais, ou de crianças. Nem acontece apenas quando estamos dormindo. As grandes realizações nada mais são que a concretização de sonhos.
Desenvolva a arte de sonhar e de transformar seus sonhos em realidade. Ao implementar seus sonhos, confie em alguns intangíveis: Intuição, Empreendedorismo, Flexibilidade, Informalidade, Cordialidade.
A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua sendo o sentimento de paixão pelo que se faz, e isso dá sentido e propósito a tudo.
Apaixone-se pelas suas missões e tarefas. Ou mude. Caso contrario jamais terá sucesso no seu sentido mais profundo.
Muitos acreditam que o sucesso é o objetivo final da vida. Na verdade é apenas o começo. Gerenciar o sucesso é tão difícil quanto gerenciar o fracasso. Se não for bem gerenciado, o sucesso pode levar ao fracasso. Vários são os exemplos de empresas, atletas, artistas, executivos que se perderam no sucesso.
Cada um de nós pode ser medido pelo tamanho dos nossos sonhos. O líder é do tamanho de seus sonhos!

Sucesso a todos,

Fonte - Você é o líder da sua vida?, César Souza, Sextante 2007.

Comentários