Boa tarde gestores,
Sucesso a todos,
A Fenatran 2011, pelo jeito será sensacional, teremos vários lançamentos e novidades, a Scania apresentará o caminhão P 270, único modelo
movido 100% a etanol de produção nacional. O semipesado integra o
pacote de lançamentos da linha 2012 e a estratégia global de
oferecer soluções mais sustentáveis para o transporte rodoviário.
De acordo com a
diretoria da fabricante sueca, tal tecnologia de baixo carbono dos
motores a etanol já é empregada em ônibus da marca, reduz em até
90% a emissão de C02 e atende a legislação a de emissão de
poluentes Euro 5, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de
2012. Outro diferencial do motor é que ele dispensará o uso de ARLA
32 (Agente Redutor Liquido Automotivo).
“O lançamento deste
caminhão movido a etanol é mais um exemplo de pioneirismo da Scania
em oferecer as melhores soluções para o mercado brasileiro. O
veículo reforça a nossa posição de referência no desenvolvimento
de soluções sustentáveis para o transporte”, afirma Roberto
Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.
O P270 a etanol conta
com uma motorização de 9 litros com 270 cavalos e 1.250 Nm de
torque já a partir de 1.100 rpm, o que possibilita maior rendimento
do trem de força, desempenho e dirigibilidade típicos dos motores a
diesel.
“O segmento de
semipesado está em pleno crescimento no Brasil, no mercado total de
caminhões. Para atender a este nicho altamente competitivo, além de
mantermos as melhores características dos veículos pesados da
Scania, como economia de combustível, conforto e ergonomia da
cabine, adicionamos ao produto Scania mais um valor: o da
‘sustentabilidade’”, explica Leoncini.
A novidade chegou à
América Latina em maio deste ano, quando começaram a circular na
cidade de São Paulo os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a
etanol. “No Brasil, vamos contribuir para o cumprimento das metas
de política ambiental não apenas na formação de uma frota de
ônibus, mas também com caminhões que circulam pelas cidades,
colaborando com a qualidade de vida das pessoas e reduzindo os
impactos ambientais”, salientou Leoncini.
Modelo V8 é outra
novidade da Scania Caminhões V8
Dentre outras inovações
está a linha de caminhões V8 que seguem a nova legislação
ambiental, o Proconve P7. Esta linha possui propulsores de 16 litros,
com potência de 560 ou 620 cavalos, e oito cilindros em V.
Leoncini, destaca os
pontos fortes desta família. “Os V8 da Scania estão dominando a
faixa de alta potência do mercado de caminhões em muitas partes do
mundo, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas
faixas de 600 cavalos e acima. No Brasil, também há um nicho bem
específico para os V8. Eles são indicados para os transportadores
que primam pelo prestígio da marca, mas não abrem mão de reduzidos
custos operacionais em sua frota”, explica.
Os caminhões V8 podem
receber uma grande variedade de componentes, já que a montadora
utiliza os mesmos para diferentes linhas. A Scania recomenda a
utilização deste modelo para cargas extrapesadas devido à potência
embarcada nos motores.
Sucesso a todos,
Comentários