Air bag central - GM


Bom dia gestores.


A GM introduzirá na indústria automotiva o primeiro air bag central dianteiro, o sistema, que é implantado por meio de uma bolsa de ar entre os ocupantes do veículo, servirá para proteger os ocupantes, que estiverem do lado oposto de uma eventual batida na lateral do veículo.

O dispositivo será instalado nos modelos Buick Enclave, GMC Acadia e Chevrolet Traverse, a partir de 2013. Este novo equipamento de segurança estará presentes em algumas versões do Acadia e do Tranverse e em todos os Enclaves.

O air bag central dianteiro é instalado ao lado direito do motorista, posicionado entre os assentos do passageiro e condutor. O dispositivo foi desenhado para restringir o impacto ao motorista, quando este é o único ocupante do veículo e a colisão acontece no lado do passageiro, ou ainda absorver a energia do impacto quando ambos os lados forem afetados, protegendo quem estiver nos assentos dianteiros, seja condutor ou passageiro. O equipamento ainda é eficaz em caso de capotagem.

De acordo com os dados revelados pelo relatório de análises de fatalidades do órgão responsável pelas estradas americanas, os acidentes laterais ocasionam 11% de mortes em ocupantes com os cintos afivelados, os números foram levantados entre 2004 e 2009. Ainda segundo o levantamento, 29% destas vítimas fatais estão do lado oposto ao da colisão.Montadora desenvolveu tecnologia com a empresa Takata.

“O air bag central frontal não é exigido pelas normas federais americanas, e nenhum outro dispositivo do gênero oferece este tipo de proteção nem o almofadado e desenho deste novo equipamento”, declarou Scott Thomas, responsável pela área de sistema avançado de contenção da Montadora.

“Esta nova tecnologia tem um grande potencial para salvar vidas em caso de colisão lateral”, afirmou Adrian Lund, presidente do Instituto de Seguro para a Segurança Rodoviária. A montadora desenvolveu este novo sistema em parceria com a Takata, empresa especialista em segurança automotiva. Para se chegar a esta solução foram necessários três anos de pesquisas e testes.

Sucesso a todos,

Comentários