Vivemos um apagão de lideres ou uma nova chance de fazer melhor?

Há cerca de duas semanas venho analisando meu entorno e refletindo em nosso papel, como Educadores, Profissionais e Formadores de Opinião; principalmente quando um novo módulo no Curso Técnico começa; novas turmas; novos desafios; novas oportunidades enfim “tudo novo de novo”! Confesso que todo começo de módulo, uma pergunta sempre me persegue; mas afinal porque tamanho esforço, tamanha dedicação e tanto comprometimento? Será que isso vale tanto a Pena assim? Então me pego a pensar nos caminhos percorridos e nas dificuldades até então apresentadas; mas não com ar de auto piedade, pelo contrario; procurando analisar cada desafio e oportunidade vencida e conquistada!

Mas afinal o que isso tem haver com a ausência de lideres... TUDO; ou melhor, acredito que TUDO pelo menos assim eu vejo esta questão; Sempre que vejo novos alunos buscando novos conhecimentos e oportunidades, sinto quanto é Gratificante e Valoroso (por mais que algumas circunstâncias insistem em nos mostrar o contrário) nossa posição e nosso papel de disseminadores de informação e na formação de Novos Profissionais; pois quem nos conhece sabe que levamos o conceito da prática da construção da Competência e da melhoria contínua como uma filosofia de trabalho, ou seja, parte importante de nossa cultura organizacional; não que as demais escolas não façam o mesmo, mas procuramos levar isso como uma oportunidade; que se bem aproveitada fará (e faz!) a diferença de qualquer pessoa que esta iniciando sua formação profissional ou buscando uma recolocação no mercado de trabalho.

Como já afirmei em outras oportunidades, este não é um mérito pessoal; mas sim do grupo com o qual trabalhamos e quando me deparo com uma matéria, como li na semana passada na Revista EXAME ("Para Vencer o Apagão de Talentos” pgs 140-143 de 10/08/2011); levantando a "Bandeira" da real necessidade de se formar novos lideres e principalmente com novos valores e conceitos; relatando o quanto as empresas investem em tempo e dinheiro para que isso aconteça e da maneira mais rápida possível tamanha a necessidade; todo questionamento ou menor dúvida que ainda se levante sobre nosso papel neste cenário acaba sendo aplacada pelo sentimento de Vale Realmente a Pena todo Comprometimento!

Sabemos que se queremos mudar nossa realidade devemos mudar nossas bases e as formas de agir; não que tenho a pretensão de que nossos nobres alunos mudarão este cenário; mas com certeza se continuarem a se desenvolver neste mundo corporativo com os valores corretos que muitas vezes apresentamos como a melhor opção; não terão dificuldade nenhuma em se enquadrar nas novas exigências do perfil do líder moderno e do mercado de trabalho; afinal sabemos que um profissional bem preparado desde suas bases tende a agregar mais valor e efetividade a Organização que ele se encontra do que outro que apenas acumula conhecimentos e teorias; pois o mundo é feito dos que fazem...a diferença!.

Bom se o que disse é pretensioso de mais (e na verdade é mesmo mas é um fato!), não precisem concordar com minhas ideias; mas antes de criticar compare estas observações com outro Gestor o Sr. Jack Welch (ex- GE) considerado uma das figuras mais importantes (se não a mais!) da Gestão Moderna; talvez isso pode ajudar a você pensar também de forma diferente.


PS: Vejam na integra esta entrevista que é uma aula de gestão e principalmente liderança...vale a pena!

Comentários