Qual currículo devo utilizar?

Boa tarde gestores,

Para quem não sabe, a foto acima é de uma máquina de escrever, isso mesmo caro aluno elas existiram, fiz questão de colocar essa foto pois os primeiros currículos que fiz na minha vida foram com essas máquinas, ah e ainda podíamos escrever em preto e em vermelho conforme a fita, um luxo para a época.

O currículo
As palavras curriculum vitae são de origem latina e significam curso da vida, trata-se de um documento que deve fornecer um visão ampla e geral da trajetória acadêmica e profissional do candidato, através de um conjunto de indicações relativas ao nome, idade, estado civil, endereço, estudos, diplomas, obras publicadas, e outras atividades, tais como exames, concurso e etc...
Podemos considerar o currículo como um documento simples, um relatório geral, um conjunto de dados biográficos e profissionais a respeito das qualificações, experiências, conhecimentos e habilidades oferecidas pelo candidato ao emprego.
Geralmente os profissionais da área consideram três tipos de currículos, o currículo cronológico, o funcional, e o cronológico funcional,
É muito importante que o candidato conheça cada modelo pois situações funcionais específicas exigem que se envie determinado tipo de currículo.
Cabe ao candidato identificar qual o tipo mais adequado para o empregador que tem a vaga para a qual está se candidatando.
Currículo cronológico – Deve apresentar as experiências profissionais em ordem cronológica inversa (as mais recentes primeiro) e permite relatar os resultados que alcançou no empregos anteriores. É bastante apreciado pelos entrevistadores porque dá uma visão geral do crescimento profissional e como anda a carreira do candidato, não devem usar esse este modelo, candidatos que mudam de emprego ou de carreira com muita frequência.
Currículo funcional – Destaca funções e não empregadores, ou seja as funções e áreas de conhecimento são, detalhadas, inseridas e colocadas em posição de destaque. É o melhor modelo para quem muda de emprego com frequência, teve outras experiências ou experiências curtas, pois permite que estas informações, que na maioria das vezes, atrapalham o candidato na hora de conseguir o cargo pretendido, sejam pouco enfatizados. Só no final se apresenta a relação cronológica dos empregadores.
Currículo cronológico funcional – Associa a ordem cronológico inversa dos empregadores com os cargos (as mais recentes primeiro), realçando a experiência. É o modelo mais forte e comunicativo, e é o mais adequado para quem teve uma carreira sólida e estável, e ainda possui bastante experiência.
Qualquer que seja a opção pelo modelo de currículo lembre-se que o mais importante é que ele seja capaz de transmitir ao empregador o perfil e o potencial do candidato.
Antes de fazer o seu CV, procure na internet existem vários modelos para download, é mais simples do que você pensa.
Sucesso a todos,

Comentários