Boa tarde gestores,
Estratégias eficientes de separação de pedidos.
Cada vez mais os clientes exigem entregas da noite para o dia, por isso a empresa não pode mais demorar para atender, separar, embalar e expedir um pedido.
Geralmente um CD está dividido em duas seções, uma área frontal onde ocorre a separação de pedidos, e uma área de estoque de produtos que tem a finalidade de reabastecimento da área frontal.
Devido a ampla variedade de itens algumas empresas adotam diversos tipos de estocagem em uma única instalação, mas qual a melhor estratégia de separação?
Embora várias estratégias possam melhorar o desempenho da separação, o mais importante é identificar a combinação de equipamentos (estanterias dinâmicas, carrosséis, miniloads e outros) e processos que melhor se aplicam a sua empresa.
Muitos armazéns acham útil elaborar um relatório que aponte alguns parâmetros chave operacionais, identificando se o mix de unidades (SKU) flutua, ou se o nível de estoque exigido pode ser um fator decisivo na separação de pedidos.
Ao analisar as informações, diversos índices importantes, como itens de linha separados divididos pela mão de obra necessária, podem fornecer um teste rápido de eficiência, examinar a distribuição de atividades de itens individuais de linha, pode ser útil para determinar as estratégias de separação mais efetivas.
Tipos de separação
Um objetivo importante em qualquer armazém é separar e embalar os pedidos de clientes, abaixo algumas estratégias populares de separação.
Separação de pedido unitário.
Um separador completa um pedido de cada vez, embora um operador, provavelmente, tenha que percorrer todo o armazém, quando existem muitos itens ou linhas de produto por pedido, a vantagem desse método é que mantém rígida a integridade do pedido, pois apenas uma pessoa manuseou o pedido.
Separação por lote.
Um separador seleciona itens para diversos pedidos e os passa para outro separador dar sequência, a vantagem é que o separador completa múltiplos pedidos.
Separação por zona.
Similar a separação por lote, porém cada separador é designado a uma área do armazém, fazendo com que as distâncias de viagem sejam reduzidas.
Separação em carrinhos.
Permite que o separador separe múltiplos pedidos passando somente uma vez pela zona de separação aumentando o “throughput” a intensidade de fluxo, e reduzindo a mão de obra.
Os pedidos separados com divergências entre o pedido e o separado devem ser eliminadas sempre que possível, pois o custo de separar duas vezes o mesmo pedido é alto, e imaginem mandar um pedido errado para o seu cliente?
Abaixo alguns custos relacionados ao despacho de pedidos errados.
Custos de expedir o item errado.
Custos de solucionar a reclamação do cliente.
Custos com transporte da devolução do material.
Custos de estocar novamente o item
Custos do lucro perdido se o item não puder ser mais vendido.
Custos de separar novamente o item errado.
Custos de expedir o item certo.
Custos de atraso no pagamento de faturas.
A automação e as tecnologias de separação automatizada aumentam a acurácia da separação, reduzem os custos de mão de obra e aumentam o giro dos pedidos, uma das tecnologias mais difundidas e avançadas no momento é a utilização de etiquetas RFID, pesquise em posts anteriores.
Sucesso a todos,
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