Conceito de dinâmica de grupo.

Boa tarde gestores,


As dinâmicas de grupo oferecem informações muito importantes, principalmente na avaliação de atitudes e comportamentos, são vivências realizadas por grupos de pessoas orientadas para atingirem determinados objetivos.
Existem vários tipos de dinâmicas:
Quebra gelo – Atividade que tem como objetivos principais o aquecimento, a descontração e a motivação, preparando os participantes para uma ação.
Simulação – promove a possibilidade de avaliar os candidatos em atuação em um cenário baseado em situações reais.
Dramatização – Busca a representação de papéis que serão vivenciados na situação real de trabalho.
Jogos empresariais – Caracterizado por uma atividade física ou mental, envolvendo dois ou mais participantes, organizado por um conjunto de regras que regulam seu início, desenrolar e término,
No caso de jogos competitivos teremos obviamente perdedores e vencedores, no caso de jogos cooperativos todos são considerados vencedores.
Comportamental – Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios propostos tem o objetivo de avaliar não o melhor desempenho na dinâmica em si, mas avaliar aspectos como liderança, participação, iniciativa, comunicação, colaboração, percepção, disciplina e outros.
Além do exercício, também é solicitado a cada participante um relato sobre os sentimentos e emoções durante as atividades, relação da dinâmica com o dia a dia da empresa, e ainda a avaliação do desempenho individual e do grupo.

Tudo é avaliado segundo critérios adotados pela empresa, por isso muitas pessoas se decepcionam quando acreditam que seu desempenho foi excelente na dinâmica e mesmo assim não foram contratadas.
Na maioria das vezes, os itens avaliados eram outros como cooperação e comunicação e não o desempenho.

Turminha, lembrem-se que temos dicas valiosas para quem busca colocação e recolocação profissional em nosso blog, acesse o tag gestão de competências e divirta-se.
Sucesso a todos,

Comentários