Como se comportar em uma entrevista.





Boa noite gestores,
A entrevista é outra ferramenta utilizada na seleção de pessoas, como na dinâmica de grupo (post passado), o candidato também é avaliado como um todo e não somente pelas suas respostas.
Abaixo alguns tipos de entrevista de seleção:
Entrevista comportamental – São avaliadas competências correlacionadas ao contexto organizacional e ao cargo, além de aspectos pessoais.
Busca identificar se o candidato possui valores e crenças que se alinham aos da empresa, por isso nunca fale mal de empresas em que você trabalhou anteriormente.
Entrevista situacional – Caracteriza-se por abordar uma situação real de trabalho e avaliar qual a reação e o comportamento tomado pelo entrevistado.
Entrevista coletiva – Além de responder a perguntas do entrevistado, existe a possibilidade dos outros candidatos participarem na formulação das questões.
Não é descartada a possibilidade de participação em mais de um tipo de entrevista.
Uma das maiores dúvidas dos meus queridos alunos, é:
Como devo me comportar em uma entrevista?
E o que sempre digo, comporte-se com muita naturalidade e encare a entrevista como uma oportunidade de mostrar suas qualidades e sua personalidade, e esteja pronto para impressionar o entrevistador.
Portanto:
Pesquise a respeito da empresa, seja pontual, mantenha-se calmo, responda somente o que for perguntado, e diga somente a verdade, nada mais que a verdade.
Evite:
Roupas extravagantes ou sensuais, discordar de vários pontos, mostrar impaciência ou ansiedade, ignorar perguntas, contar piadas, discutir religião e política, falar demais, supervalorizar-se e por final criticar pessoas ou empresas.
Prepare-se para as perguntinhas de sempre:
Quem você é?
O que você fez (seus projetos)?
Quais são seus pontos fortes e fracos? Faça uma análise Swot de você mesmo, kkkkk
O que seu último empregador acha de você?
Que resultados você conseguiu nos últimos empregos?
O que você pode fazer pela empresa do entrevistador?
Esteja sempre preparado para fazer a diferença, vocês já fazem a diferença.
Sucesso a todos,

Comentários