A logística Lean e suas características.

Bom dia gestores,


Para a logística de manufatura (Produção), é importante combinar eficiência e eficácia, conseguir fazer as operações de maneira certa sendo eficiente, sem desperdiçar recursos.
Eficácia trata do que fazer, e eficiência de como fazer, como comentamos em sala de aula devemos perseguir a eficácia, pois a eficiência fazendo errado não é um objetivo que vale a pena perseguir.
Embora seja isso que muitos gerentes perseguem, se preocupam em manter os caminhões cheios, as empilhadeiras trabalhando e o pessoal da armazenagem e separação de materiais, ao invés de se preocupar em disponibilizar o material certo, nas quantidades certas, no momento certo para a produção.
Na logística Lean, as funções de suprimentos de materiais e produção não são tratadas no mesmo nível, na montagem Lean, suprimento de materiais é o pessoal do Box para o piloto do carro de corrida (Produção).
Adotar essa perspectiva não significa negligenciar a eficiência, apenas colocá-la em seu devido lugar, para ser tratada após a eficácia.
Portanto pode-se dizer que os objetivos da logística Lean são os seguintes.
1 – Disponibilizar os materiais necessários, quando necessários, na quantidade exata necessária.
2 – Eliminar o desperdício.
A logística de recebimento tem sua ênfase no nível de serviço de armazenagem dos materiais e na eficiência com a qual esses materiais são disponibilizados.
Como a expedição é o final do processo de atendimento do pedido e as entregas disparam o faturamento, geralmente não existe confusão com relação à importância dessa atividade, embora a disponibilização dos dados de vendas funciona como inteligência de mercado, projetando caminhos criativos para a programação de compras e produção de acordo com a demanda.
Seja matéria prima, produtos em processo ou acabados o raciocínio para a prevenção da falta e essa ideia se de acordo com o aumento do mix de produtos e a variedade de componentes usados, nesse caso podemos cair no paradoxo do estoque, armazém cheio e falta de produtos para montagem e despacho.
A abordagem lean procura manter a quantidade mínima no estoque para sustentar a produção, além de monitorar de perto o recebimento e armazenagem, a produção, vendas e expedição, para facilitar a programação da produção e uniformizar a taxa de consumo de cada item ao longo do tempo, possibilitando a tomada de ação corretiva ao primeiro sinal de problemas.
Sucesso a todos,

Comentários