Logística Humanitária

O objetivo nesse texto, é comentar de um processo logístico talvez pouco divulgado, por especialistas e técnicos de logistica, em virtude de não contribuir com altas cifras financeiras, como a logística empresarial para o segmento corporativo. A Logística Humanitária estará presente onde existe a necessidade imediatista de salvar vidas, reduzir sofrimentos de pessoas, que encontram ou encontravam-se em catástrofes naturais e humanas, que sempre precisará da solidariedade de profissionais e empresas do segmento de logística, para atender uma população com serviços voluntários de prestação de socorro com a entrega eficaz de medicamentos, roupas, alimentos, abrigos provissórios, profissionais da saude, remoção de feridos, controle de movimentação, transportes alternativos em áreas que passaram por catástrofes naturais ou humanas.

A Cruz Vermelha ( Federação Internacioanl da Cruz Vermelha), é quem aplica com grande precisão os processos e princípios da Logística Humanitária em uma determinada região , atendendo o maior número de pessoas, distribuindo de uma forma organizada as doações, de forma a evitar os desperdicios, através de um orçamento limitado. Com esta descrição percebemos que, a cada dia que passa, aumenta a necessidade do apoio dos profissionais de logístca e empresas do segmento, em participarem de ações conjuntas em momentos de calamidade pública e desastres naturais, e consequências de riscos de vida , que envolvem o bem estar social e conômico, de uma região.

A Logística Humanitária, desenvolve planejamentos de gerenciar o armazenamento e movimentação de doações, que são repassados a outros centros de distribuiçôes das áreas envolvidas, para a entrega dos auxílios doados, aos beneficiários no menor tempo de entrega possível, onde profissionais da Logística Humanitária são recebidos com maior alívio e admirição, da ajuda desses mestres do processo.A Logística Humanitária irá controlar, executar e coordenar a empregabilidade do(s) melhor(es) transporte (s) , pessoas, assistências de apoio, para o cenário em calamidade pública , que às vezes fica limitada, em razão do baixo orçamento disponível.

Atualmente as empresas desenvolvem seu papel de responsabilidade social e ambiental, que repassam esforços dos seus colaboradores em ações de diversidade de apoio a cultura e meio ambiente; mas os esforços podem ser aumentados, desde que, o apoio governamental esteja presente . Os profissionais de LogĂ­stica Humanitária com o apoio de forças tarefas, poderiam utilizar equipamentos e veĂ­culos leves e pesados de empresas, que receberam isenção ou redução mĂ­nima de 50% e facilidade de pagamento do BNDES na aquisição. Outra alternativa, considero a utilização dos espaços fĂ­sicos logisticos dos CD``S´´, galpões, armazĂ©ns, condomĂ­nios logĂ­sticos , em áreas de desastres, para acondicionamento e armazenamento das doações.

Em momentos de crescimento econômico acelerado e descontrolado, irá impactar na infra estrutura de desenvolvimento de obras que agridem o meio ambiente e o comportamento humano coletivo, aonde iremos nos deparar com aumento da solidariedade de um apoio intenso da Logística Humanitária. Enquanto não houver uma intervenção de profissionais e estudiosos da Logística Empresarial, continuaremos a nos deparar com situações, que faz dos doadores em seus lares, desanimar com o trabalho da Logistica Humanitária,em períodos de desastres e catástrofes.



Comentários

Boa Tarde,

Solicito ajuda em uma luta que iniciei em 2011, após minha experiência direta com uma operação de catástrofe, como a de janeiro de 2011 em Teresópolis, que pude coordenar a Logística da Cruz Vermelha, passei a me dedicar voluntariamente a estudar processos logísticos humanitários no pós Catástrofe Nacionais e Internacionais.

Pude contar com pessoas que fui conhecendo nos processos que participei de ajuda humanitária e pela internet , colaboradores de várias instituições como a Cruz Vermelha de outros países, e que me enviaram materiais, contribuíram com experiências e tiraram duvidas que tinha sobre alguns assuntos ligado ao processo.

Com este estudo e a sensação de abandono com a precariedade e a falta de interesse político no pós catástrofe Nacional, e juntamente com a experiência no pós catástrofe que pude vivenciar, criei um Projeto de um Centro Logístico Humanitário Nacional e recursos operacionais de apoio Logístico.

Este Projeto aborda o processo de Logística Humanitária desde o recebimento das informações de doações, passando pela estocagem, fluxo de informações, veículos empregados, até a montagem de centros Logísticos Operacionais nas áreas atingidas por catástrofes. Além de nos tornarmos um grande apoiador nas ações de ajuda Humanitária Internacional.

Gostaria de poder contar com sua experiência para me ajudar nesta luta, pois não aguento ver tantas pessoas sofrendo neste País com o descaso e a falta de apoio no pós catástrofe.

Muito obrigado pela atenção desde já dispensada.


Douglas Sant' Anna
Email: santannacunha@hotmail.com
Cel.: (24) 8126-4234
Fcebook: Douglas Sant' Anna
Twitter: @DougasSantAnnLH
Blog: http://www.wix.com/santannacunha/clhn