Fidelização é um desafio para pequenos empresários, as principais falhas são competir por preço com empresas maiores e não conhecer os consumidores, de acordo com profissionais de marketing muitas empresas deixam de investir no cliente porque pensam ou acreditam que já conhecem o seu cliente o suficiente, e como tudo muda, o comportamento dos consumidores também muda e isso precisa ser analisado constantemente.
Algumas táticas que vem dando certo para uma grande fatia é focar a fidelização por meio de pequenos eventos, atendimento personalizado e serviços, (comentamos isso em sala em maio), com um numero menor de clientes em relação as grandes empresas podemos focar e pensar em produtos e serviços personalizados.
Pequenos e micro empreendedores possuem caixa limitado, uma outra solução são as parcerias com outros estabelecimentos afim de criar grupos de consumo promovendo a fidelização mútua de clientes e a divulgação das marcas em redes sociais, obviamente os custos dessa campanha de fidelização são rateados entre os participantes evitando prejuízos financeiros.
Podemos também usar uma técnica muito barata e que nunca falha, papel e caneta, faça o cadastro do seu cliente na hora da compra, analise e registre tudo, conheça seus hábitos de consumo, e utilize uma estratégia certeira.
Abaixo o perfil de alguns consumidores e algumas estratégias.
O consumista.
Perfil – Tem prazer em fazer compras e costuma passear muito nos shoppings.
Estratégia – Oferecer descontos em produtos vendidos na loja ou em empresas parceiras.
O Comunicativo.
Perfil - Conversa com vendedores, expõe de forma clara o que gosta e quanto pode pagar.
Estrategia – Ligar ou enviar e-mail para divulgar produtos novos na loja.
O Negociador.
Perfil – Costuma solicitar descontos em todas as compras.
Estratégia – Oferecer descontos ou facilidades no pagamento da compra de dois ou mais produtos.
O Pesquisador.
Perfil – Pesquisa o preço do produto desejado com os concorrentes e na internet.
Estratégia – Mostrar os diferenciais da loja e oferecer produtos exclusivos com preços acessíveis.
O cauteloso.
Perfil - Avalia se a loja é de confiança e se os produtos vendidos são de qualidade.
Estratégia – Se possível oferecer amostra do produto, assim como fazem com perfumes, cosméticos em geral, alimentos, bebidas, entre outros.
Sucesso a todos,
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