Fidelização.

Boa noite gestores,

Fidelização é um desafio para pequenos empresários, as principais falhas são competir por preço com empresas maiores e não conhecer os consumidores, de acordo com profissionais de marketing muitas empresas deixam de investir no cliente porque pensam ou acreditam que já conhecem o seu cliente o suficiente, e como tudo muda, o comportamento dos consumidores também muda e isso precisa ser analisado constantemente.

Algumas táticas que vem dando certo para uma grande fatia é focar a fidelização por meio de pequenos eventos, atendimento personalizado e serviços, (comentamos isso em sala em maio), com um numero menor de clientes em relação as grandes empresas podemos focar e pensar em produtos e serviços personalizados.

Pequenos e micro empreendedores possuem caixa limitado, uma outra solução são as parcerias com outros estabelecimentos afim de criar grupos de consumo promovendo a fidelização mútua de clientes e a divulgação das marcas em redes sociais, obviamente os custos dessa campanha de fidelização são rateados entre os participantes evitando prejuízos financeiros.

Podemos também usar uma técnica muito barata e que nunca falha, papel e caneta, faça o cadastro do seu cliente na hora da compra, analise e registre tudo, conheça seus hábitos de consumo, e utilize uma estratégia certeira.

Abaixo o perfil de alguns consumidores e algumas estratégias.

O consumista.

Perfil – Tem prazer em fazer compras e costuma passear muito nos shoppings.

Estratégia – Oferecer descontos em produtos vendidos na loja ou em empresas parceiras.

O Comunicativo.

Perfil - Conversa com vendedores, expõe de forma clara o que gosta e quanto pode pagar.

Estrategia – Ligar ou enviar e-mail para divulgar produtos novos na loja.

O Negociador.

Perfil – Costuma solicitar descontos em todas as compras.

Estratégia – Oferecer descontos ou facilidades no pagamento da compra de dois ou mais produtos.

O Pesquisador.

Perfil – Pesquisa o preço do produto desejado com os concorrentes e na internet.

Estratégia – Mostrar os diferenciais da loja e oferecer produtos exclusivos com preços acessíveis.

O cauteloso.

Perfil - Avalia se a loja é de confiança e se os produtos vendidos são de qualidade.

Estratégia – Se possível oferecer amostra do produto, assim como fazem com perfumes, cosméticos em geral, alimentos, bebidas, entre outros.

Sucesso a todos,

Comentários

Anônimo disse…
olha esse blog está um lixo
Anônimo disse…
não sabia que técnicas comerciais, podem ser consideradas de marketing
Anônimo disse…
nem eu sabia,kkkk
Prof. Monteiro disse…
Amigos, agradecemos a visita e também as críticas, para os próximos comentários vocês podem se identificar, isso nos ajudará a melhor atende-los e também entende-los.

Muito obrigado.