Atenção Começaram a Iluminar o Túnel

Bases da Pedagogia Empreendedora

Bom dia Gestores!

Calma pessoal este título não é mais um aviso de licitação ou campanha de segurança pública sendo colocada em prática; mas sim uma "pequena" mas breve resposta para um antigo ditado " Existe luz no fim do túnel?"

 " Por meio de parceira com o SEBRAE o aluno do ensino fundamental da rede pública (São Paulo) poderá participar do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos" a partir de Agosto; Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental poderão fazer o curso de empreendedorismo, que terá duração média de 28 horas em cada série. Professores da rede pública que darão aulas no programa já iniciaram a etapa de capacitação e o programa será implementado inicialmente em escolas da Baixada Santista e das regiões Sul e Oeste do estado. 
 
No curso extra curricular de empreendedorismo os estudantes do ensino fundamental terão aulas relacionadas a temas como sustentabilidade nos negócios, empreendedorismo social e abertura de empresas. Para que a carga horária extra não atrapalhe o cronograma oficial dos alunos, a Secretaria de Educação do Governo de São Paulo (SEE) estipulou que as aulas aconteçam em períodos alternativos. “Cada unidade de ensino terá flexibilidade para adaptar o horário do curso às suas necessidades. Por isso, ainda não temos os dias e horários letivos definidos”, diz Rosângela Afonso, coordenadora do Centro de Normas Pedagógicas da SEE.

O Programa não é obrigatório, mas representará mais uma opção para aqueles que estudam em tempo integral ou fazem atividades aos finais de semana nas escolas públicas integrantes do programa Escola da Família (que oferece atividades esportivas e culturais). “As regiões de São Paulo que escolhemos para o início do Programa na rede pública estadual são as que contam com maior número de redes de ensino integrantes no Escola da Família e alunos frequentando turnos integrais”, diz Rosângela. Com previsão para início em agosto, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos já é oferecido a alunos de escolas municipais e particulares. Entre 2002 e 2010, mais de 9,7 mil professores foram capacitados pelo Sebrae e um número superior a 275 mil alunos participaram da iniciativa em todo o estado paulista.

Bom se isso serve de alento; já é um bom começo para não dizer que... Até que enfim algo que realmente faça a diferença! Somente um coisa eu peço, se assim me for permitido, aos meus pares Professores, não vamos transformar ações empreendedoras em meras bases pedagógicas/tecnológicas a serem aplicadas/empurradas ao final de 28 horas do curso; muito pelo contrário vamos usar esta oportunidade para literlamente "pensarmos fora da caixa"; sei que nada substitui a experiência e não duvido da capacidade de formação tecnológica do SEBRAE; mas vamos usar esta oportunidade de levarmos para dentro de sala de aula os verdeiros Cases de Sucesso também os de Insucesso; para assim podermos construir um ambiente propício  e adaptado para ensinarmos as principais bases do empreendedorismo como Motivação; Visão; Ambiguidade; Risco; Competências Duráveis, Resiliência, Visão Holística e principalmente compreender porque somos o verdadeiro motor desta nação.

Vamos pensar nisso; e mais um vez parabenizo o Estado por este "BOM" começo...Assim como uma longa caminhada o primeiro passo já foi dado e compete a todos Nós (Sociedade) em tornarmos tudo isso em uma viagem inesquecível e de melhoria continua.


Comentários