Redução de custos de transporte.

Bom dia gestores,


Habitualmente os custos com transporte correspondem a 50% dos custos totais da cadeia de suprimentos, as empresas devem examinar cada oportunidade de melhorar as despesas dessa atividade e, ao mesmo tempo, manter os serviços adequados ao cliente.
Vale a pena esse esforço, uma vez identificadas, as oportunidades de redução de custos de transporte são de rápida implementação, oferecem rápido retorno de investimento e geralmente exigem pouco capital.
Abaixo 5 dicas básicas para redução de custos na distribuição
1 – Alavanque as melhores práticas para eliminar a mão de obra improdutiva
A ineficiência da mão de obra direta é resultado de duas fontes típicas, excesso de contatos e excesso de trajetos. Faça análises detalhadas dos processos, contatos, numero de movimentações, entradas e confirmações no sistema e transferências para identificar etapas repetitivas e sem valor agregado.
2 – Reduza a mão de obra indireta improdutiva usando indicadores de desempenho (KPI's).
Controle os custos e a eficiência nos dias normais e de pico, entendendo como, onde e quando o trabalho geralmente ocorre, mantendo o pessoal flexível e treinado para múltiplas funções.
3 – Reduza o uso e a perda de materiais.
Analise o uso de caixas de papelão, de separadores, paletes, embalagens e processos de embalagem para identificar os excessos, elimine as perdas de mão de obra causadas por erros.
4 – Melhore o desempenho dos equipamentos.
Analise as condições de uso das empilhadeiras, transportadores contínuos, equipamentos de estocagem e outros em relação às necessidades atuais e futuras, para identificar os futuros gargalos na expedição.
5 – Aumente a utilização do espaço da consolidação.
Analise políticas de inventário, os métodos de estocagem e as melhorias do arranjo físico da instalação para reduzir as necessidades de estocagem fora do local, afim de reduzir os congestionamentos nas instalações existentes.
Sucesso a todos,

Comentários