Recrutamento e seleção.

Bom dia gestores,
O processo de recrutamento e seleção segundo profissionais da área se estabelece em seis estágios

Estagio 1 – Verificação da necessidade, o primeiro passo é analisar a real necessidade de contratação, geralmente o gestor, que precisa do profissional entra em contato com o pessoal de recrutamento e seleção, solicitando o preenchimento da vaga.

Estágio 2 – Identificação do perfil profissional, a partir dessa solicitação cabe ao setor de recrutamento e seleção junto ao setor requisitante traçar o perfil ideal para o cargo disponível, identificando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o preenchimento da vaga.

Estágio 3 – Recrutamento, uma vez traçado o perfil inicia-se o processo de recrutamento tem como objetivo é alistar, convocar, e reunir candidatos para selecionar dentre eles o profissional melhor capacitado para o preenchimento da vaga.

Para isso é preciso definir quais a s fonte de captação de candidatos que podem ser através de currículos, agências de emprego, bancos de dados, universidades, ou mesmo funcionários da própria organização.

Existem três tipos de recrutamento, o recrutamento interno, o externo e o misto, que envolve candidatos de fora da empresa e os próprios funcionários.

Estágio 4 – Na triagem avalia-se quais são os candidatos que apresentam as competências necessárias para a vaga.

A utilização de critérios como pontuação de currículos, escores individuais, com base nas competências técnicas, auxiliam na identificação para compor a amostragem.

Essas avaliações podem ser feitas também através de observadores o que aumenta a precisão da avaliação.

Estagio 5 – Avaliação das qualificações, nessa avaliação, os candidatos passam pelas mais variada técnicas de seleção, a combinação de técnicas como entrevistas, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, dramatizações, e até análise grafológica podem dar uma visão mais clara do perfil psicológico e das qualificações do profissional.

Estágio 6 - Decisão final, esse é momento em que os candidatos que foram selecionados passam por uma avaliação mais direta através da realização de tarefas ligadas ao cargo.

Testa-se, neste momento seus conhecimentos e habilidades reais, faz-se então a escolha do candidato que apresentar melhor desempenho.

Mas esperem, a avaliação ainda não terminou, normalmente se contrata o candidato por um período de tempo a título de experiência, para um melhor acompanhamento e avaliação final que vão confirmar ou não se a escolha foi correta.

De acordo com o que estudamos em sala de aula, a busca da pessoa certa não é nada fácil, além da capacidade técnica, os aspectos comportamentais estarão sendo igualmente analisados.

Sucesso a todos,


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