Pequenas e médias empresas terceirizam recrutamento e seleção.


Boa tarde gestores,

Diante da escassez de mão de obra qualificada, pequenas e médias empresas terceirizam recrutamento e seleção, visando aproximar os bons profissionais das vagas disponíveis..
Abaixo passo a passo para uma seleção eficiente para micro e pequenas empresas, lembrando que essas dicas servem tanto para o selecionador quando para o candidato.
1) Elaboração da proposta – Definir a função da vaga, a remuneração e as características que o profissional deve ter para ocupá-la.
2) Busca de profissionais – Divulgar vagas abertas no site da empresa, a colegas de trabalho e em redes sociais.
3) Seleção de currículos – Selecionar ao menos 15 candidatos para avaliação dos gestores e entrevistar ao menos cinco pessoas.
4) Roteiro das entrevistas – Marcar reuniões com candidatos com espaço de 30 minutos entre cada uma, a seguir algumas perguntas a serem feitas durante a entrevista.
  • Explicação sobre a vaga - Deixar clara a função do trabalhador na empresa.
  • O que mais lhe interessou na oportunidade? - Identificar os objetivos do candidato
  • Conte-me um pouco sobre sua trajetória profissional. - Analisar a oratória e a carreira do candidato.
  • Porque fez os cursos no currículo? - Avaliar o autodesenvolvimento do candidato.
  • Quais foram os desafios do emprego anterior? - Saber se o profissional tem condições de superar problemas no trabalho.
  • Porque decidiu sair da empresa anterior? - Avaliar a forma como o candidato fala sobre seu antigo empregador.
  • Já liderou equipes ou projetos, como foi essa experiência? Conhecer a capacidade critica gerencial do candidato.
  • Já trabalhou em empresa de grande porte, gostou? - Observar se o candidato tem perfil para mudar para uma empresa de pequeno porte.
  • Tem interesse em trabalhar em uma empresa pequena? - Identificar o que levou o candidato a pleitear a vaga e quais são seu objetivos
5) Escolha do candidato – Analisar o perfil de cada profissional e o quanto ele pode contribuir para a empresa.
6) Feedback – Dar retorno, por e-mail ou telefone, aos candidatos que não foram aprovados no processo seletivo, isso demonstra a boa conduta da organização.
Abaixo o que os candidatos procuram em:
Empresas de grande porte, plano de carreira, nome da empresa, qualidade dos benefícios, crescimento profissional rápido, estrutura para o desenvolvimento do trabalho, facilidade em processos burocráticos, (alguém já respondeu uma não conformidade da ISO?)
Empresas de pequeno e médio porte, multifuncionalidade, flexibilidade no trabalho, participação nas decisões da empresa, acesso aos superiores diretos e empregadores, poucos processos burocráticos, facilidade em lidar com dificuldades de estrutura
Sucesso a todos,

Comentários