Estação espacial Internacional - ISS

Bom dia gestores,


Uma imagem feita pela nave russa Soyuz mostra a acoplagem do ônibus espacial aposentado Endeavour, da Nasa, com a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A foto foi divulgada na terça-feira (7) pela agência espacial norte-americana.

As imagens foram feitas pelo astronauta italiano Paolo Nespoli, enquanto retornava do posto orbital em 23 de maio, junto aos companheiros Dmitry Kondratyev, da Rússia, e Cady Coleman, dos Estados Unidos.

A Soyuz, (união em russo ) nave da agência espacial russa (Roscosmos), realizou uma manobra para permitir o registro, quando se encontrava a aproximadamente 180 metros de distância da dupla ISS-Endeavour. Além das fotos, um vídeo em alta definição foi feito pelo astronauta da agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês).

Simplesmente maravilhoso,

Sucesso a todos,

Comentários

Um copia e cola resumido e interessante sobre este assunto.....

A construção da ISS envolve o esforço principalmente dos Estados Unidos, Japão e Rússia. A Europa - através da sua agência espacial, a European Space Agency (ESA), que articula 15 países do continente - deverá construir apenas o módulo de uso europeu. Brasil, Canadá e Itália (esta última também integra a ESA) são responsáveis por pequenas partes da ISS. Quando estiver pronta, o que se prevê para 2006, a estação terá o tamanho de 110 por 75 metros. Sua órbita ficará distante 400 km da Terra.

A principal característica buscada para os experimentos científicos no espaço é a microgravidade, a quase ausência de efeitos gravitacionais encontrada no espaço cósmico. Ela seria importante para estudos relativos à fisiologia humana, à cristalização de proteínas e aos tropismos gravitacionais e anti-gravitacionais (raízes de plantas crescem para baixo e ramos crescem para cima).

Ass: Elaine Cristina Correia.