Energias renováveis - Energia maremotriz, geotérmica e hidrogênio.


Bom dia gestores,


Energia maremotriz

Energia maremotriz é a geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés e ondas.

Podem ser obtidas dois tipos de energia maremotriz: energia cinética das correntes devido às marés e ondas e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25m, em certas baías e estuários, em alguns locais, inclusive no Brasil, essas marés são bastante amplificadas, podendo atingir alturas da ordem de até 15 metros. As gigantescas massas de água que cobrem dois terços do planeta constituem o maior coletor de energia imaginável.

As marés, originadas pela atração lunar, também representam uma tentadora fonte energética.

Em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar, hoje ou no futuro, mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos. A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidroelétrica.

Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, e produzindo energia elétrica.

Na maré baixa, o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica. Este tipo de fonte é também usado no Japão, na França e na Inglaterra.

Energia geotérmica


Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor.

As centrais geotérmicas são construídas diretamente sobre a fonte de calor/vapor, não queimam combustíveis para produzir o vapor para mover as turbinas. A geração de eletricidade com a energia geotérmica ajuda a conservar combustíveis fósseis não renováveis, e reduzindo o uso desses combustíveis, reduzimos emissões que prejudicam a nossa atmosfera, e podem interromper o transporte de combustíveis, este sistema tem um custo inicial muito elevado.

Hidrogênio

É o elemento mais abundante no universo. O hidrogênio pode ser uma fonte de energia, como combustível para carros. Existem atualmente veículos movidos a hidrogênio sendo testados em diversos países.

Podemos destacar, a fabricação de eletricidade com um rendimento maior de 40%, combustível não poluente e só liberta vapor de água para a atmosfera, é difícil de se armazenar à temperatura ambiente, não existe na forma pura no planeta Terra o que implica a sua fabricação.


Sucesso a todos,

Comentários