Energias renováveis - Energia hídrica e Biomassa

Bom dia gestores,

Energia Hídrica

A matriz energética do nosso País é a hídrica, a energia hídrica é aquela que utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia elétrica, com a rotação de uma turbina hidráulica.

À exceção das grandes usinas hidrelétricas, que atendem ao vasto mercado, há também uma nova aplicação da energia hídrica no campo através de pequenas centrais hidrelétricas (PCHI), baseadas em rios de pequeno porte.

As pequenas centrais são capazes de suprir uma propriedade e alimentar seus geradores. Na Europa, muitas fazendas, sítios e chácaras se utilizam dessas instalações como fonte alternativa.

Os principais problemas relacionados a esse recurso são os problemas ambientais devido ao deslocamento de populações ribeirinhas, movimentação de biomas inteiros do local onde serão construídos os reservatórios, custo de instalação.

Biomassa

Há três classes de biomassa: a biomassa sólida, líquida e gasosa.

A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos, é transformada em um combustível sólido para queima, chamado pellet ou pelota.


A biomassa líquida existe em uma série de biocombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas "culturas energéticas". São exemplos o biodiesel, obtido a partir de óleos compostos; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose) e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.

Já a biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. É achada também nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica, e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbônico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.

A principal desvantagem da biomassa, é a sua rentabilidade, a necessidade de melhoramento dos sistemas de aterros sanitários, na geração da biomassa existe a produção de dioxido de carbono, mas dependendo do tipo de produção (se utilizadas resíduos de florestas, cana, açucares, e celulose) devido a esses materiais já terem previamente absorvido o carbono, o balanço das emissões é nulo.

Não terminamos ainda, faltam as energias marémotriz, a geotérmica, e hidrogênio.

Sucesso a todos,

Comentários

Resumo......

A energia hídrica apresenta as seguintes vantagens:

É uma energia renovável, isto é, que não se esgota;
A sua fiabilidade e a resposta às variações de procura são elevadas;
O seu custo de produção é baixo;
Não polui o ambiente;
Proporciona desenvolvimento local (estabelecimento de vias fluviais, construção de vias de comunicação, fomento de actividades de lazer e de turismo, etc).
Permite uma forma de abastecimento local para regadios, etc.

As principais desvantagens da Energia Hídrica são:

Provoca a erosão de solos, os quais consequentemente afectam a vegetação local;
Pode provocar o deslocamento de populações ribeirinhas e o alargamento de terra (dependendo, claro, do tipo de relevo e da região onde se localiza o empreendimento);
A sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas;
Elevados custos de instalação e de desactivação.

Vantagens da utilização da Energia a Biomassa

É uma energia renovável;
É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono;
É altamente fiável e a resposta às variações de procura é elevada;
A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente;
Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).

Desvantagens da utilização da Energia a Biomassa

Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats;
Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis;
Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas;
Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.

Ass: Elaine Cristina Correia