Desperdícios na armazenagem – parte 2

Boa tarde gestores,


Continuação...
Desperdício 4 – Deslocamento
O que é – São os movimentos desnecessários de pessoas, incluindo pegar, se curvar e excesso de tempo de viagem, assim como questões ergométricas. Isso é causado por má disposição das áreas de embalagem ou estocagem, tipo errado de transportador contínuo ou linhas de separação de pedidos ou estocagem de itens de alto giro em posições muito baixas ou muito altas.
Porque é mortal – Toda vez que um trabalhador tem que mudar sua posição, isso leva tempo, tempo que poderia ser bem gasto separando e embalando itens, também pode aumentar o risco de acidentes se tiver que inclinar-se, pegar, transportar ou mesmo fazer força em excesso.
Como corrigir – Traga o trabalho até as pessoas, melhor que um colaborador pegar um item é trazer o item até o colaborador, posicione os itens de maior giro ao alcance do colaborador de forma que ele consiga facilmente coletá-los, disponibilize esses produtos em um carrosel, uma esteira, use sua criatividade.
Desperdício 5 – Estoque
O que é – É quando você tem mais estoque posicionado do que você precisa, ou o estoque no local errado, por exemplo você pode ter estoque em um CD que está muito longe do cliente, ou muito estoque de segurança estocado em seu armazém (Lembram o estudo de caso da Natura e seus Hubs?).
Porque é mortal – Estoque extra utiliza espaço precioso, e ainda se o seu estoque não está posicionado perto de um cliente que necessita de entrega rápida você está elevando seus custos desnecessariamente.
Como corrigir – Utilize as ferramentas de TI a seu favor, estude os históricos de consumo e venda, estude o padrão de consumo de seus clientes, e coloque a quantidade certa no local certo.
Desperdício 6 – Espaço
O que é – O espaço é desperdiçado quando você estoca produtos inadequados no depósito ou CD, você não preenche completamente a carga do veículo ou não embala e consolida os paletes adequadamente.
Porque é mortal – Vamos ser sinceros hein, o depósito ou CD tem espaço finito, você relamente pode pagar pelo espaço desperdiçado.
Como corrigir – Tente maximizar o uso de espaço que você tem disponível, se você tem um porta paletes, como anda a ocupação dele, está consolidando os paletes corretamente, está carregando paletes nos caminhões de forma a maximizar o uso do espaço?
Desperdício 7 – Erros
O que é – Qualquer atividade que cause retrabalho, ajustes desnecessários ou retornos de papelada, pedidos e outros, pode ser a separação de um pedido, faturamento, divergência no estoque, produtos danificados ou com defeitos, material etiquetado errado, despacho errado e tantos outros.
Porque é mortal – Você não vê o dinheiro e nem o custo para consertar mas certamente, a sua empresa vai pagar essa conta, além de afetar a competitividade da empresa.
Como corrigir – Utilize as melhores maneiras, gerencie e analise a sua operação, utilize a tecnologia a seu favor.
Sucesso a todos,

Comentários