Desperdícios na armazenagem – parte 1

Bom dia gestores,


Desperdícios na armazenagem – parte 1
Um dos grandes desafios que nós administradores temos é atingir o serviço ideal ao menor custo possível de operação, vamos avaliar como esses erros acontecem e suas possíveis soluções em 2 postagens.
Os benefícios da armazenagem enxuta incluem menores custos de distribuição, mão de obra, e uso do espaço, de acordo com especialistas do IMAM, muitos armazéns sofrem os chamados sete desperdícios, abaixo algumas dicas relacionadas a esse assunto.
Desperdício 1 - Superprodução
O que é - Para um centro de distribuição, superprodução significa ter um estoque entregue ao CD antes de ser necessário. Por exemplo, você pode ter uma oportunidade para pedir e receber estoque extra simplesmente porque conseguiu um desconto pelo volume.
Porque é mortal – Pedir a mais significa que você tem produtos à mão dos quais você não precisa.
Você tem que encontrar um local para estocar isso, perde o ciclo operacional, tem custos de de estoque, movimentação e armazenagem e a tendência é se tornar um problema crônico.
Como corrigir – Tente não receber nenhum estoque de que você não precisa para um motivo específico, lembre-se a responsabilidade do profissional de logística é o de trabalhar com suprimentos e garantir que não aconteça a compra de itens simplesmente porque há um desconto ou um incentivo.
Desperdício 2 – Atraso
O que é – É qualquer espaço entre o final de uma atividade e o começo da próxima, por exemplo você combina com um operador para estar no depósito as 10h00, o transporte chega na hora e o produto não está pronto/separado, o motorista deve então sentar e esperar os itens serem separados e trazidos para a doca, quando deveria acontecer o contrário.
Outro exemplo é o pedido separado e levado para a doca muito antes da chegada do transporte, só que dessa vez quem senta e espera é o seu produto.
Porque é mortal – Tanto no caso do motorista quanto no caso do produto, você está perdendo tempo, espaço e dinheiro, além disso se o produto está ocupando o espaço daquela doca você não pode usá-la para outro carregamento.
Como corrigir – Tente planejar suas atividades, coordene cada etapa do processo para sincronizá-lo e tenha a certeza de que não há excesso esperando. Uma bom sistema WMS pode ajudá-lo a ratrear o processo e eliminar esses desperdícios.
Desperdício 3 – Movimentação
O que é – Esse desperdício consiste de dois diferentes elementos, o desperdício de movimentação ocorre quando os produtos de alta rotatividade, ou seja os itens de maior giro no estoque, estão mal localizados no depósito, longe da doca e criando tempo extra de transporte para guardar e separar.
Já o desperdício de transporte é quando os caminhões estão fazendo as entregas sem a ocupação ideal, vazios ou viajando desnecessariamente.
Porque é mortal – Tempo extra gasto movimentando bens custa dinheiro, como por exemplo a mão de obra para efetuar essa movimentação, a armazenagem distante da doca, desgasta mais os equipamentos entre outros.
Como corrigir – Um melhor planejamento de layout no depósito e melhor planejamento da distribuição ajudarão a evitar esse desperdício, deixe os produtos de alta rotatividade de estoque próximos a doca.
Refaça o itinerário dos carros, aproveitando a cubagem e para que eles gastem o menor tempo possível na estrada.
Continua....temos mais 4 dicas.
Sucesso a todos,

Comentários