Porto de Pecem - Ceará

Boa tarde gestores,

Vídeo interessante sobre o porto de Pecem - Ceará, outra alternativa para o escoamento da produção da região nordeste.




Sucesso a todos,

Comentários

Apresento aqui um breve resumo sobre a Movimentação no Porto de Pecém que aumenta em 100%

No primeiro quadrimestre de 2010, o porto cearense movimentou 819 mil toneladas, contras as 409 mil do ano passado.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Estado do Ceará, registrou, de janeiro a abril deste ano, um aumento de 100% na movimentação de mercadorias.

Somando a exportação e a importação foram transportadas no período, 819 mil toneladas de mercadorias contra 409 mil toneladas em 2009. Neste ano de 2010, foram exportadas através do Porto do Pecém, 193 mil toneladas.

Os principais produtos exportados foram couros e calçados, alumínio, gordura e óleos animais.
Na importação de longo curso o destaque ficou com a movimentação de ferro fundido, ferro e aço, gás natural e cargas de algodão.

Os demais produtos mais movimentados foram filamentos sintéticos ou artificiais, com variação positiva de 616%, adubos ou fertilizantes, com 359%, reatores nucleares, caldeiras, máquinas e aparelhos mecânicos com 338%, e máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com aumento de 300%.

Considerando o transporte de cabotagem, que é a movimentação entre portos do país, o crescimento também foi bastante significativo. A importação teve como destaque a movimentação de gás natural, seguindo-se os cereais e ferro fundido, ferro e aço.

Ass: Elaine Cristina - 2º Adm B
Prof. Monteiro disse…
Muito bem, Elaine você gostaria de postar algum assunto que você acha relevante em nosso Blog?

Pois você é uma das poucas pessoas que atende e entende o objetivo desse blog que é a troca de idéias e atualização de conhecimentos, eu pessoalmente e o professor Marques, como o jingle do Mac "adoramos tudo isso."

Mais uma vez parabéns pelos coments...

abração, e sucesso
Gostaria sim....Li uma matéria interessante falando sobre o Lago da Piranha (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) - Amazonas, acredito que seria bacana postar...

Valeu...beijo....

Ass; Elaine Cristina - 2º Adm b
NOTÍCIA DO DIA 16/05/2011 - CEARÁ PORTOS

De acordo com os dados da Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Pecém manteve a liderança nas exportações de frutas e calçados, ficando em segundo lugar na importação de algodão e em terceira colocação na importação de produtos siderúrgicos.

Na exportação de frutas o Pecém participou com 37% entre todos os portos brasileiros, vindo a seguir os portos do Rio Grande, com 14%, Santos (13%), Mucuripe (11) e Itajaí (8%).

Nas exportações de calçados o Pecém participou com 36%, seguindo-se os terminais portuários do Rio Grande (28%), Santos (18%), Mucuripe (7) e Salvador com 4%.

Na importação de produtos siderúrgicos a liderança ficou com o porto de São Francisco do Sul, com participação de 24%, seguindo-se os portos de Santos (21), Pecém (12), Rio de Janeiro (9) e Itajaí com 8%.

O porto de Suape, em Pernambuco, registrou a maior participação na importação de algodão, com 35%, seguido pelos terminais do Pecém (30%), Itajaí (16), Santos (7) e Vitória com participação de 4%.

Ass: Elaine Cristina - 2º Adm B
Li e achei também bem interessante.....

Navio movido a energia eólica chega ao Pecém

10 de Janeiro de 2011

O navio E-Ship 1, de bandeira alemã, deverá atracar amanhã (terça feira) no Porto do Pecém.

Trata-se da primeira embarcação movida à energia eólica que opera no porto cearense, utilizado para atividades com carga seca de múltiplo uso.

O E-Ship 1, com o comprimento de 130,4 metros opera com conversores de energia eólica, transportando equipamentos para a indústria Woben, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e fabricante de aerogeradores.

A Ceraráportos já recebeu a solicitação de atracação para amanhã, devendo liberar o berço para a operação no período da tarde.

Ass: Elaine Cristina - 2º Adm B