Novo Código Florestal

Bom dia gestores,

Charge - Folha de São Paulo, 25 de maio de 2011

Novo código florestal, não obrigado!!!!!!

Enquanto isso no mundo,

O jornal espanhol "El País" traz nesta quinta-feira uma reportagem sobre a mudança do Código Florestal, aprovada na Câmara dos Deputados um dia antes, com o título "Brasil outorga a impunidade aos desmatadores da Amazônia".
A reportagem, que adota um ponto de vista crítico à votação, ressalta que a medida é mais uma "vitória do setor rural sobre o ambiental" dentro da lógica política do país.
Mais uma vez fica claro quem manda no Brasil quando os interesses dos latifundiários estão em jogo, escreve o correspondente do jornal no Rio.
"O todo poderoso setor agropecuário brasileiro mantém sob controle a Câmara dos Deputados através de uma densa rede de apoio nos partidos majoritários, incluindo o Partido dos Trabalhadores (PT), do governo.
"As imagens do Congresso após a polêmica votação eram inquietantes: dezenas de deputados se abraçando eufóricos e fazendo o sinal de vitória".
"Na mesma manhã, o Brasil se despertava com a notícia do assassinato, a tiros, do líder ambientalista João Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa, ambos ativistas mortos pela preservação do Amazonas".
José Cláudio havia denunciado que sofria ameaças de morte por parte de madeireiros e pecuaristas do Pará, onde vivia. Os mesmos que provavelmente brindaram à aprovação do novo código."
No Reino Unido, o jornal "The Independent" titulou: "Corte e queima: Brasil rasga a lei que protege as suas florestas."
O periódico britânico dedica ao tema uma página e uma fotomontagem com imagens e gráficos, indicando que "a Amazônia segue ameaçada".
Como outras publicações, o "Independent" se debruça sobre os efeitos de uma possível concessão de anistia aos fazendeiros que, no passado, desmataram suas terras em maior escala que o permitido pela legislação.
A reportagem cita o renomado ambientalista Philip Fearnside, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), ouvido pela agência de notícias Associated Press.
"A proposta de anistia dá continuidade a uma longa tradição brasileira, de legalizar o ilegal. As pessoas acham que podem desmatar ilegalmente porque mais cedo ou mais tarde serão perdoadas", diz Fearnside.
A mesma declaração é reproduzida também no espanhol "ABC", para quem os deputados "ignoraram as pressões dos ecologistas e passaram como um trator sobre a opinião pública".
A reportagem do diário de Sevilha descreve o código como "a gênese de um gigantesco passivo ambiental", atribuindo a avaliação aos ambientalistas.
O tema também mereceu espaço em dois dos principais jornais econômicos da imprensa estrangeira, o americano "Wall Street Journal" e o britânico "Financial Times".
O diário nova-iorquino comenta que a mudança da lei é "uma vitória para os grandes produtores e pecuaristas do Brasil".
E aí, resolveu o que você vai querer deixar para seus filhos e netos, se sim:



Faça a sua parte cobre de seu deputado federal e senador, para que suas ações sejam em defesa dos interesses da sociedade e não dos seus próprios interesses, quando um político trata as coisas públicas como coisas privadas e legisla para atender aos seus interesses pessoais e privados, a política e a ética desaparecem.

Se não, parabéns continue assim,
Sucesso a todos,

Comentários

É irônico demais meros políticos que em sua grande maioria não possuem formações adequadas (algumas vezes nem formação possuem) decidirem o rumo do nosso Código Florestal. Seria o mesmo de nomearmos um Biólogo, agrônomo ou mesmo um engenheiro florestal para juiz do trabalho.

Esse código deveria ser elaborado por estudiosos da área, mestres, doutores e especialistas, e não por pessoas desentendidas, que por possuirem grandes extensões de terra pensam que podem decidir o rumo do nosso código....

É uma ganância totalmente suja......

Ass: Elaine Cristina - 2º Adm B