A Marca do Líder


A Marca do Lider

O que é uma marca? Um traço um sinal que distingue algo do restante que o circunda. Os homens sempre se valeram de marcas distintivas. As tatuagens tribais eram marcas que denotavam a estirpe da tribo. Os próprios deuses eram marcas. Patronos que eram de cada povo, cada cidade, cada lar e cada indivíduo, os deuses antigos eram a marca distintiva, que representavam os valores, as características e inclinações de cada uma das instâncias sociais.
O lider não apenas cria uma marca: ele deve ser capaz de se tornar uma marca! Afinal, toda marca é um signo repleto de significados, que não se formaram casualmente, mas sim como deliberação de um processo, e da mesma forma o lider cria a si mesmo como uma marca, sem acasos fortuitos mas com planejamentos e escolhas estratégicas .
Todo lider de sucesso é um lider que possui um diferencial. É também alguém que possui uma definição É aquela pessoa que significa algo: um conceito, uma ação, um valor. Um lider assim é, tal qual uma marca, uma pessoa representativa, e essa representatividade faz dele um signo referencial, um símbolo no qual, à simples menção, um conjunto referencial se abre para o entendimento.
O lider que planeja a si mesmo, torna-se uma marca. Torna-se, precisamente por isso, um símbolo. Ele inspira aos outros, gera confiança e reputação.
Para tornar-se uma marca, a marca da liderança, é necessário escolher o que você irá representar, significar e, a partir daí, ir construindo cada passo de sua vida: suas roupas, seus atos, suas companhias, suas palavras, tudo deve ser escolhido visando expressar da melhor maneira os conceitos e valores dos quais você, como marca, quer significar.
Não é, como se pode ver, um trabalho fácil, pois a escolha deve ser adequada àquilo que a pessoa é. Representar um traço de caráter que não se possui não dá certo, não convence, pois gera incompatibilidade e artificialidade na ação, inclinação e representação de um lider. É como na escolha de um papel para uma peça de teatro: todos os atores podem ser bons atores, mas nem todos os papéis servem para todos os atores. Existem perfis que se harmonizam com certos atores e não com outros, e isso porque houve identificação entre o ator e o papel a ser representado. Da mesma forma o lider ao escolher os conceitos e valores aos quais irá representar e que será sua marca, deve ter em que   tais conceitos e valores são aqueles com os quais ele realmente se identifique.

Comentários