Energias renováveis - Energia Eólica - parte 1

Bom dia gestores,

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares, é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis.

Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, as usinas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído de baixa frequência, que pode causar algum incômodo.

Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão. O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia. E as usinas eólicas têm um retorno financeiro a curto prazo.

Outro problema que pode se citado é que em regiões onde o vento não é constante, ou a intensidade é muito fraca, obtêm-se pouca energia.

Abaixo mapa de potencial eólico brasileiro.


No próximo post, disponibilizaremos vídeos para ilustrar o processo.

Sucesso a todos,

Comentários

Fazendo uma pesquisa e um breve comentário sobre este tema os governos vem investindo muito em fontes de energia. O investimento em novas formas de obtenção de energia ajuda a aumentar outras possibilidades de mudança de consumo.
Existe uma visibilidade em diminuir a poluição ambiental, investimento na reciclagem que gastam menos energia e desaceleram o efeito estufa, enfim, melhorias dentro do que é possível e de vontade dos nossos governantes e o mundo.
Este tipo de energia esta tendo uma melhor investida pela questão de ser mais limpa e por agredir menos o meio ambiente, claro que é necessário investimento de outros países. Essa energia é utilizada na Alemanha, Estados Unidos e Espanha que investem em altos custos, já que este tipo de energia não é nada barata, a energia obtida através do petróleo em relação a custos é menor.
O mundo vem investindo em energia renovável, porém, nem todas são limpas. O certo é que o governo precisa evitar o efeito estufa começando pela energia que já é uma boa alternativa. Pelo que já observamos todos os nossos recursos estão se esgotando, não queremos mais o apagão.
A energia tem que ser renovável, para que a natureza possa com naturalidade e com fibra repor, para que haja a diminuição a poluição.

Ass: Elaine Cristina - 2º adm B
Prof. Monteiro disse…
Estava com saudade dos seus comentários, como sempre muito bem escritos e elaborados.

um abraço fraterno.
Aos poucos estou voltando, rssss. Beijo.