Terminal marítimo de Ponta da Madeira

Bom dia gestores,

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é um porto privado, pertencente à Companhia Vale do Rio Doce, é próximo ao porto de Itaqui, e próximo à cidade de São Luís e destina-se principalmente à exportação de minério de ferro trazido do projeto Serra dos Carajás, no Pará.

Ponta da Madeira constitui, juntamente como o futuro porto do Açu (RJ) e Porto de Roterdã (local de destino de boa parte dos navios carregados no Terminal), o único conjunto de portos capaz de lidar com navios de 25m de calado.

Abaixo vídeo da operação de carregamento de minério de ferro.


Sucesso a todos

Comentários

Rssssss, um copia e cola interessante.......

Estrategicamente próximo aos mercados norte-americano e europeu, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira está localizado em São Luís, capital do Maranhão.

Segundo maior em movimentação no país, ele foi considerado, no segundo semestre de 2009, o melhor porto em eficiência operacional do Brasil pelo Centro de Estudos em Logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sua estrutura é composta de três píeres – um com capacidade de 16 mil toneladas por hora e dois com capacidade de 16 mil toneladas por hora –, além de seis silos de estocagem de grãos com capacidade estática de 165 mil toneladas.

O terminal tem como principal produto de movimentação o minério de ferro. Outras cargas incluem o minério de manganês, concentrado de cobre, ferro-gusa produzido e soja.

Em 2009, cerca de 87 milhões de toneladas foram processadas para a Vale no terminal e outras 4,5 milhões de toneladas para os clientes.

Uma curiosidade: o Berge Sthal, maior navio graneleiro do mundo, só atraca no terminal de São Luís e na cidade holandesa de Roterdã.

Localização

O TMPM fica na margem leste da Baia de São Marcos e está localizado próximo ao Porto de Itaqui, no estado do Maranhão.

Ass: Elaine Cristina - Adm B