Qualidade nos serviços de transporte.

Bom dia gestores,


Bom dia gestores,
Quando buscamos um fornecedor de serviço de transportes, precisamos ter um processo de avaliação deste fornecedor. Infelizmente, muitas vezes, a avaliação baseia-se apenas no fator preço, que não necessariamente refletirá em menor custo da operação logística.
Precisamos então de algumas dicas importantes para a avaliação de um fornecedor de serviço de transporte:
  • Custo Total – é importante avaliarmos a relação custo x benefício que este prestador de serviço vai nos oferecer. Se o custo do frete representar uma parcela muito significativa do valor da venda, este custo poderá inviabilizar a mesma, pois sua empresa perderá competitividade no mercado. Se o custo do frete for baixo, mas a quantidade de problemas e clientes perdidos por atraso na entrega, avarias no transporte, faltas, extravios e reclamações sobre os entregadores pode ser que os custos adicionais que estes problemas trazem para sua empresa sejam maiores que os custos efetivamente pagos ao prestador de serviço de transportes.
  • Estrutura - temos que avaliar a estrutura disponível (equipamentos de carga/descarga, CDs, tecnologia usada, equipe, treinamento), pois esta estrutura garantirá ou não a confiabilidade dos serviços ofertados.
  • Confiabilidade – é a capacidade que o prestador de serviço tem de realizar o serviço ofertado de acordo com o que foi acordado com o cliente (dentro das especificações).
  • Prestabilidade – é a habilidade que o fornecedor escolhido tem em auxiliar seus clientes dando sugestões de melhorias, solucionando problemas que possam ocorrer e atendendo prontamente as solicitações que o cliente necessita.
  • Sistemas de Gestão – Cada vez mais o segmento de transportes caminha para a profissionalização de sua gestão. Muitos fornecedores já possuem certificações ISO, que possibilita ao contratante do serviço uma série de informações sobre o sistema de gestão do Fornecedor.
  • Segurança – o serviço de transporte de carga é regido por uma série de leis que devem ser cumpridas pelo fornecedor e acompanhadas pelo contratante. Aspectos como seguro de carga, condições do veículo, uso de equipamentos específicos para transporte de cargas químicas ou perigosas, por exemplo, devem ser sempre observados visando assim garantir não só a segurança de sua carga, mas a segurança da comunidade em geral;
  • Aparência – O fornecedor de transporte é a continuidade de sua empresa. Ele é que chega ao cliente no momento da entrega. Logo é importante avaliar a condição dos veículos, uniformes dos entregadores. Imagine só se sua empresa comercializa um equipamento de altíssima tecnologia e seu cliente ao receber o produto se depara com um veículo que tem o pára-choque amarrado com arame, o entregador está com uma camisa rasgada de um candidato a deputado da eleição passada. O que o cliente vai achar de sua empresa?
  • Simpatia – é atenção que o prestador de serviço de transporte dá a você (embarcador) e ao seu cliente (na ponta). Imagine se o entregador com a camisa furada do candidato ao deputado se recusa a abrir a embalagem de um produto para que o cliente verifique se este está em condições.
    Sucesso a todos,

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