Portos do país chegam ao limite, diz agência

Bom dia gestores,


Os portos brasileiros movimentaram em 2010, 833,9 milhões de toneladas, segundo relatório divulgado ontem pela Antaq (Agência nacional de transportes aquaviários).
O volume representa um aumento de 13,8% sobre 2009, quase duas vezes o crescimento do PIB.

A Agência afirma que esse é o limite da capacidade de movimentação de carga no país.

"Esse é o limite dos portos, nesse ano vamos ter que conviver com filas e atrasos", afirma Tiago Pereira de Lima, diretor da Antaq, durante feira Intermodal em São Paulo.
Segundo ele a necessidade de investimentos é urgente, mas, embora haja urgência, a agência admite problemas para novos investimentos.
O plano geral de outorgas, que lista os principais projetos do país, ainda não saiu do papel, e o primeiro projeto que pode ser tocado é o do porto de Manaus.

A Antaq também avalia 14 pedidos de terminais privativos de uso misto, estes fora das áreas do porto organizado, o tema é muito controverso e ainda pode para na justiça.

Os grupos querem montar terminais de containeres sob o rótulo de terminal privativo, e esses terminais não são concedidos, são outorgados.

Os terminais privativos só podem ser autorizados se o operador tiver movimento preponderante de carga própria, assim como a Vale, Petrobrás, Citrosuco e outros, a questão agora é definir o que é preponderante.

Isso virou um problema "É uma questão que pode levar a judicialização, e é isso que estamos tentando evitar", afirma Lima

Fonte - Folha de São Paulo - 07/04/2011 - mercado B5

Comentários