Bom dia gestores,
Os portos brasileiros movimentaram em 2010, 833,9 milhões de toneladas, segundo relatório divulgado ontem pela Antaq (Agência nacional de transportes aquaviários).
O volume representa um aumento de 13,8% sobre 2009, quase duas vezes o crescimento do PIB.
A Agência afirma que esse é o limite da capacidade de movimentação de carga no país.
"Esse é o limite dos portos, nesse ano vamos ter que conviver com filas e atrasos", afirma Tiago Pereira de Lima, diretor da Antaq, durante feira Intermodal em São Paulo.
Segundo ele a necessidade de investimentos é urgente, mas, embora haja urgência, a agência admite problemas para novos investimentos.
O plano geral de outorgas, que lista os principais projetos do país, ainda não saiu do papel, e o primeiro projeto que pode ser tocado é o do porto de Manaus.
A Antaq também avalia 14 pedidos de terminais privativos de uso misto, estes fora das áreas do porto organizado, o tema é muito controverso e ainda pode para na justiça.
Os grupos querem montar terminais de containeres sob o rótulo de terminal privativo, e esses terminais não são concedidos, são outorgados.
Os terminais privativos só podem ser autorizados se o operador tiver movimento preponderante de carga própria, assim como a Vale, Petrobrás, Citrosuco e outros, a questão agora é definir o que é preponderante.
Isso virou um problema "É uma questão que pode levar a judicialização, e é isso que estamos tentando evitar", afirma Lima
Fonte - Folha de São Paulo - 07/04/2011 - mercado B5
Comentários