Fatores determinantes do valor do frete 3

Boa tarde gestores,

Perdas e avarias - Estudos e estimativas do Banco Mundial indicam que são perdidos US$ 500 bilhões anualmente com acidentes rodoviários no mundo, os países em desenvolvimento são responsáveis por uma perda de cerca de US$ 100 bilhões.
No Brasil, em 2007, de acordo com DNER (2008), as perdas econômicas decorrentes de acidentes rodoviários, foram estimadas em mais de US$ 1 bilhão.
Já em 2008, segundo dados do próprio DNER, foram registrados 120.442 acidentes rodoviários no país, que envolveram tanto passageiros quanto cargas. Sozinho, o Estado de Minas Gerais foi responsável por 19,07% dos acidentes, seguido por Sao Paulo 10,59%, Rio de Janeiro 10,14%, Rio Grande do Sul 9,55% e Santa Catarina 9,52%.
Juntos, os cinco Estados foram responsáveis por 58,87% dos acidentes ocorridos nas estradas brasileiras, o que evidencia a concentração do fluxo de veículos nas regiões Sul e Sudeste.
Outra fonte de perdas, como danos ocasionados em virtude da exposição a chuva, também pode ser observada. Assim, o seguro de transporte assume importante papel, visto que, diante de tantas perdas potenciais, o prêmio com seguro passa a apresentar valores elevados, o que, segundo o Banco Mundial, pode implicar impacto significativo sobre o preço do frete a ser praticado.
Vias Utilizadas - As condições das vias utilizadas podem influenciar o preço do frete. A má conservação das vias pode elevar os custos de manutenção dos veículos, tomando a atividade de transporte mais lenta, além de causar maior exposição a acidentes.
Vale destacar que segundo pesquisas os piores trechos encontrados estão localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; principalmente no Nordeste, onde são encontrados os piores trechos. Por outro lado, as 10 rodovias federais consideradas em melhor estado de conservação pertencem as regiões Sul e Sudeste.
Pedágios e fiscalização - As regras mais rígidas implementadas pelo novo Código de Transito Brasileiro pela Lei no 9.503, de 1997, além da elevação do numero de praças de pedágio e postos de fiscalização, frutos da reestruturação rodoviária promovida pelo Governo Federal, e das concessões oferecidas pelos governos estaduais, também influenciam os valores de frete praticados.
Prazo de entrega - O transporte eficiente deve ser capaz de respeitar prazos de entrega, com objetivo de reduzir custos logísticos. Produtos que são entregues antes ou após a data programada podem implicar elevação dos custos, por causa da necessidade de armazenamento e da redefinição da programação de produção das empresas
Aspectos geográficos - As características dos trechos percorridos podem influenciar os valores dos fretes, de forma que trechos muito movimentados apresentem valores inferiores aqueles pouco utilizados, outro fator importante é a densidade populacional que pode influenciar a distribuição e o destino de produtos.
Sucesso a todos

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