Bom dia gestores,
Abaixo conforme informado, a continuação da matéria.
Distância percorrida - A maioria dos estudos feitos apontam para a distancia como principal determinante para a estrutura de preços de fretes diversos, sendo no final ajustados por outros fatores.
Custos operacionais - Os custos operacionais podem influenciar o preço do frete praticado em diferentes rotas de maneira distinta, porém, as diferenças regionais entre a demanda e a oferta de serviços de transporte podem impedir que o impacto da elevação de custos operacionais sobre os valores dos fretes seja direto e homogêneo em todas as regiões.
Assim, a evolução dos preços dos componentes de uma planilha de custos de transportes pode pressionar, de maneira distinta, reajustes nos preços praticados de frete.
Possibilidade de carga de retorno - O transporte de cargas com destino aos portos e as regiões mais desenvolvidas, como os Estados do Sudeste e Sul do Brasil, podem representar fretes menores devido a possibilidade do transporte de carga de retorno para suas zonas de origem.
O valor do frete praticado não é somente função dos custos derivados da prestação do serviço de transporte, mas também de outros fatores, como as condições de oferta de transporte na origem e possibilidade de carga de retorno no destino. Assim, os fretes tendem a ser menores quanto maior for a possibilidade de se conseguir carga de retorno e mais elevado quando a oferta de serviços de transporte for escassa na origem e o tempo de espera para obtenção de carga de retorno tornar-se prolongado.
De acordo com revistas especializadas e pesquisas realizadas, um dos principais fatores que elevam o valor do frete no Brasil, são as más condições das vias e a concentração das industrias no sul e sudeste do pais, justamente por criar um fluxo logístico de mão única.
Carga e descarga - Muitos transportadores tendem a aceitar fretes mais baixos quanto menor for o tempo de espera, ou seja o custo de oportunidade relacionado ao tempo de carga é observado.
Sazonalidade - A sazonalidade da demanda por transporte esta intimamente relacionada a incapacidade de armazenamento da produção nas unidades produtoras, essa sazonalidade é de- corrente dos períodos de safra e entressafra, principalmente para produtos como açúcar, soja e milho em grãos.
Especifidade de carga transportada e do veículo utilizado - É considerado normal a prática de preços distintos e condições especiais para o transporte de alguns tipos de carga, como, por exemplo, estabelecimento de condições para o transporte em comboio, para o transporte de cargas com maior valor de mercado, em virtude da possibilidade de roubos e assaltos.
O tipo de carga pode influenciar o preço do frete. Nesse mesmo sentido, a embalagem do produto transportado também pode ser um diferencial, o transporte de grãos ensacados, como a soja (farelo e grãos) e o milho em grãos, não exige grande especificidade de transporte e, portanto, pode-se utilizar de uma gama mais diversificada de equipamentos que implicam contratos contingênciais e, de modo geral, informais. Diferentemente, em mercados com características mais especificas, como o transporte de suco de laranja e leite, imperam maiores formalidades contratuais, por causa dessa maior especificidade.
Continua...
Sucesso a todos,
Comentários