Consumo consciente de energia elétrica.

Bom dia gestores,


Apesar de nossa matriz energética ser a mais barata (Hidrelétricas), devido ao custo Brasil a nossa energia elétrica é uma das mais caras do mundo e não podemos deixar de usa-la, mas podemos tentar otimizar ao máximo o seu uso, utilize a energia de forma consciente seguindo algumas regras básicas, o planeta e seu bolso agradecem.

1) Evite usar aparelhos de consumo elevado nos horários de pico do sistema elétrico (das 17 às 22 horas).

2) Fazer a manutenção adequada dos equipamentos, principalmente o ar condicionado.

Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso. Procure deixar periféricos como impressora e outros equipamentos desligados da tomada. As caixas de som também.

3) Na hora de comprar equipamentos, leve em consideração o consumo de energia elétrica, orientando-se pelo selo Procel.

4) Não deixe a porta aberta da geladeira por muito tempo, se ela não possuir o sistema Frost Free, degele e limpe-a constantemente, não coloque alimentos ainda quentes, a geladeira deve ser instalada em local ventilado e verifique as borrachas de vedação.

5) Pintar as paredes internas e o teto com cores claras é uma forma simples de aproveitar a iluminação solar passiva, estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa, ou utilizar blocos de vidro para ajudar.

6) O consumo isolado de uma pessoa vale por quatro pessoas consumindo conjuntamente numa sala de visitas ou numa sala de jantar, por isso aproveite para reunir a família em torno do ar condicionado.

7) Fique ligado nos aparelhos que mais gastam na residência

Chuveiro elétrico (30%).

Geladeira (30%).

Lâmpadas (15%).

Ferro elétrico (7%).

Lavadora (5%).

Outros (13%).

Fonte: Eficiência Energética.

8) Em vez de ligar o ventilador, ou do ar condicionado, abra as janelas, respire ar puro ou vá até uma praça, praia ou área verde para passear e curtir a natureza.

9) Evite acender lâmpadas durante o dia e troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

10) Deixe o chuveiro na posição “verão” e estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção.

Sucesso a todos,

Comentários