A arte de Reunir os Temperos na Gestão

Bom dia Gestores; Espero que todos tenham passado um bom feriado de Páscoa!!!

O Motivo desta postagem é algo que despertou minhas atenções nos últimos dias após assistir um Programa de Televisão com o Chef. Gordon Ramsay; sei que alguns podem me questionar sobre este formato de programa (Reality) ou a postura do protagonista como sendo de "assédio moral" prá lá! mas confesso que ao acompanhar algumas estórias me fez refletir; como é fácil identificarmos erros nos problemas dos outros e dar "pitadas" na sua solução; mas como é difícil reconhecermos quando nós somos parte ou totalmente o "Problema" em questão.

Sei que isso parece redundante mas quantas vezes você se questionou sobre sua função dentro da organização, se você tem trazido mais soluções do que problemas para o seu cotidiano organizacional enfim o quanto você está feliz com seu papel dentro de sua empresa; não importando sua posição no organograma central ou sua função no quadro operacional, tático ou estratégico. Saibam que o segredo do sucesso ou do fracasso de sua empresa não esta na posição superior ou inferior de sua cadeia hierárquica, mas sim na SUA POSIÇÃO; exatamente esta que você ocupa atualmente; pois assim como no arranjo dos ingredientes corretos, não basta apenas planejar-los mas sim ter a sensibilidade de usar aquilo que temos de melhor para fazer este prato que será apreciado por pessoas especiais, sejam nossos clientes ou por nós mesmos.

Como um "Gran Finalle" uma lição que este Chef nos deixa e que antes de recuperarmos às empresas devemos recuperar os "Ingredientes" que nela se encontram; afinal o que adiante fazer um bom prato se a louça e a prataria não for adequada ou limpa!!!

Bom Apetite!

Comentários

Sr. Lemes disse…
show de bola o post! e penso muito no meu papel. o difícil pra mim é quando meus superiores não tem competência para pensar no seu papel diante da empresa, muitos estao automatizados e com medo de perder seus grandes cargos e não ousam ou esquecem de serem humanos. isso me enfurece. existe uma grande diferença entre um profissional que possui requisitos para preencher um cargo e um profissional que possui competências para dominar um cargo. "grandes pessoas são grandes profissionais, grandes profissionais compartilham conhecimento e sabem interagir"
Unknown disse…
Realmente, muita gente fica colocando a culpa de seus problemas em seus chefes e supervisores, mas já pararam para pensar se você está fazendo o correto.
Reflitam isso e não coloquem a culpa sempre na empresa e sim veja o que a empresa tem a te oferecer de melhor.
Abraço a todos e sucesso!