Será que o Baixo Custo vai Vencer o Talento?

A Barrinha de Cereais X Gestão de Competências

"Em fevereiro a Gol se tornou a principal companhia aérea brasileira nas linhas aéreas domésticas, deixando a TAM em segundo lugar. É a primeira vez em quase oito anos que a TAM perde a liderança no setor. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) creditou a Gol 39,77% do mercado nacional. A TAM em segundo lugar conta com 39,59% do setor. Bem longe, em terceiro lugar, vem a Azul Linhas Aéreas com 7,96% de participação na aviação nacional doméstica. Nos vôos internacionais, entretanto a TAM mantém a liderança isolada: a companhia detém mais de 85% de participação. O setor de aviação tem crescido ano a ano no Brasil e neste não parece que será diferente: em fevereiro a demanda nacional cresceu mais 9%, depois do crescimento de 16% em janeiro" (fonte ADVFN).

Caros Gestores, Bom dia!

Confesso que ao ler esta Nota questionei-me sobre o aspecto de como o custo é realmente importante na gestão de uma empresa, mas a que preço? Antes de mais nada quero afirmar que não sou favorável de A ou B, pelo contrário apenas gostaria de externar meus sentimentos sobre a questão; entretanto será que se o saudoso "Comandante Rolim", pessoa tão adimirada, lendária no modelo brasileiro de gestão contemporânea (vide o Programa "Fale com o Presidente") ainda fosse o Presidente de uma destas Companhias eles estariam corrento atrás de alguma Cooperativa que vendessem o "Snack" mais baratinho para justificar a "guerra de tarifas"?

Será que preferimos nivelar por baixo para não perdermos nossa fatia de mercado? Será que só a postura do Presidente em receber o "Cliente" com tapete vermelho a porta da Aeronave já não justificaria alguns reais a mais? Talvez eles estudaram na mesma escola do dono de "Buteco" que cobrou R$ 0,20 pelo copo descartável que uma aluna nossa pediu para ele? Estamos vivendo um controle de custo excessivo ou já extrapolamos às margens da "mesquinharia"; até quando vamos pretrir o "bom atendimento e cordialidade" pelo "baratinho e funcional"?

Como disse não defendo A,B ou C pois todos hoje brigam por este mesmo palmo de chão, ou melhor, de Céu, como a mesma cartilha; e muito menos estou "Voando" em dinheiro mas o Bom trato e respeito ao cliente sempre fez a diferença na minha Opinião. Mas não vamos reclamar poderia ser pior eles poderiam copiar a Ryanair da Irlanda e nos colocar para Viajar em Pé, ou então colocar nossos "filhinhos(literalmente)" no compartimento de Cargas mas ai eles não podiam extraviar a "gaiolinha" com o bichinho dentro, porque dái o Departamento Juridico ia "tirar o coro" dos responsáveis; afinal como iriam explicar o aumento nos pagamentos de indenizações aos acionistas?

Pensem Nisso e Viva o Custo Baixo e a Concorrência de Mercado!

Projeto Ryanair Airlines

Comentários