Porto do Açu - RJ

Mais um exemplo de visão.







O Terminal Portuário Privativo de Uso Misto chamado de Superporto do Açu está em fase de instalação em São João da Barra, no norte do estado do Rio, próximo à área de maior produção de petróleo e gás do Brasil.

O Superporto Sudeste, junto com o Superporto do Açu, são os dois projetos em desenvolvimento da LLX, empresa do Grupo EBX, de Eike Batista.
O Terminal Portuário Privativo de Uso Misto é dedicado à movimentação de minério de ferro e será instalado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, no Rio.


.

Localizado estratégicamente, o empreendimento representa a menor distância entre os produtores de Minas Gerais e o oceano, e a previsão é que o porto opere no início de 2012.
O porto terá profundidade inicial de 21 metros, com expansão para 25 e uma estrutura offshore com até 10 berços para movimentação de produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral.
O investimento que totaliza R$ 4,3 bilhões viabiliza a construção do Superporto seguindo o conceito de porto-indústria, dispondo assim de uma retroárea para estocagem de produtos que serão movimentados, além de um complexo industrial contíguo que vai abranger siderúrgicas, usina termoelétrica, estaleiro, cimenteiras, pólo metalmecânico, usinas de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo, entre outros.
O início da operação do Superporto do Açu está previsto para 2012 e a previsão é de que o Terminal movimente 60 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, além de 46,4 milhões de metros cúbicos de petróleo, 10,2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, 12,6 milhões de toneladas de carvão e 5 milhões de toneladas de granéis sólidos.
Abaixo parte de uma palestra de Eike Batista comentando sobre o projeto inovador.



Sucesso a todos,

Comentários

PMG&E disse…
Caro Prof. Monteiro!

Acredito que o Sr. Eike Batista é o Sr. Irineu Evangelista (Barão de Mauá) do Sec. XXI, Será que agora o "Império" aceita a idéia de crescer?Caso eles não aceitem nós aceitaremos e rápido esta idéia!!

Parabéns mais vez pela postagem