O que o mercado de trabalho exige, e você não aprende em nenhum curso. parte IX

Inteligência interpessoal

Bom dia gestores,

Uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo atual e manter bons relacionamentos com as pessoas, de colegas a superiores e subordinados, de clientes internos e externos a fornecedores.

Motivos para isso é que não faltam. As empresas necessitam de pessoas que trabalhem bem integradamente, compartilhando conhecimentos e competências, e também de pessoas capazes de ter um alto nível de relacionamento com clientes e parceiros de negócios, pois o bom atendimento está na ordem do dia.

Já para o profissional, a habilidade de relacionamento soma pontos para sua valorização no mercado de trabalho, ela é vista como sinal de inteligência emocional e equilíbrio e ajuda a fazer um bom network, a rede de contatos profissionais que abre portas na carreira.

No entanto, relacionar-se bem é um assunto dos mais desafiadores para a maioria de nós.

Pergunte a um gestor de recursos humanos o que ele pediria ao gênio da lampada mágica e muito provavelmente ele dirá: "Desejo que as pessoas de minha empresa se entendam!".

Boa parte dos problemas corporativos está ligada as dificuldades de relacionamento, que travam o fluxo de informações, comprometem a produtividade, "azedam" o clima organizacional, provocam tensões, estresse, desentendimento e todo tipo de picuinhas.

Para se vacinar contra isso, você precisa investir na inteligencia interpessoal, e sua primeira lição é começar a encarar os relacionamentos como oportunidades para o seu próprio desenvolvimento como ser humano. Em um relacionamento, as pessoas são espelhos uma das outras, e o que nos incomoda nos outros é justamente o que não apreciamos em nós mesmos, ou seja, os defeitos que vemos no outro são os mesmos que temos.

Para ilustrar esse conceito, faça uma experiência..., apontem o dedo indicador para a frente, estiquern o polegar para cima e deixem os três dedos restantes dobrados sobre a palma da mão. Esse gesto significa que aquilo que enxergamos no outro (indicador) existe três vezes mais em nós (dedos dobrados) e Deus (polegar) e testemunha disso.

Suponhamos, que tenha dificuldade para se relacionar com pessoas autoritárias. Quando chegam com suas ordens e exigências, você fica transtornado e geralmente se desentende com elas. Mas por que isso acontece? Porque sua personalidade também tem um aspecto autoritário, que não aceita obedecer a ordens de ninguém. Se assim não fosse, não se incomodaria com o autoritarismo dos outros nem entraria em conflito com eles. Poderia, alias, lidar tranquilamente com os mandões que cruzam seu caminho, usando a assertividade para impedir que eles cometam excessos.

Percebem como as coisas funcionam nos relacionamentos? Então, em vez de ficar brigando e se desentendendo com os outros, procure perceber os aspectos da sua personalidade que precisam ser trabalhados e ficar na sua, evitando entrar na sintonia das pessoas difíceis.

Mantenha a consciência de quem você é, o que quer e o que não quer. Pense antes de falar, segure suas reações automáticas e mantenha o controle emocional e o discernimento. Na medida em que você exercita isso e amplia sua percepção sobre o que está em jogo nos relacionamentos, sua habilidade de lidar com os outros aumenta cada vez mais.

Felizmente, o jogo dos espelhos dos relacionamentos tem um aspecto positivo.

Quando procuramos ver nos outros aquilo que eles tem de melhor, mais nobre ou mais bonito, estamos exaltando as mesmas qualidades em nós.

Comece a chamar as pessoas de "amigão", "querida", "chefia", e tantos outros adjetivos positivos, elogie suas qualidades e pontos fortes, e vocês verão que até as mais retraídas acabarão se aproximando de você e ficando muito a vontade em sua presença.

Uso muito esse recurso e com toda segurança, não falha.

O segredo para um bom relacionamento, na verdade, resume-se a dar aquilo que gostaríamos de receber do outro, já disse isso várias vezes, lembram?

Se quisermos respeito, ofereçamos respeito; se quisermos amizade, ofereçamos amizade; se quisermos confiança, ofereçamos confiança.

Se pensar bem, não é assim tão difícil ..

Sucesso a todos,

Comentários