Bom dia gestores, segue mais uma dica.
Aprendizado contínuo
Com o passar dos anos podemos ver claramente dois extremos.....
Um é o do profissional que pega seu diploma, arruma emprego e coloca o "burro na sombra". Até que participa de um ou outro treinamento que a empresa oferece, mas no que depender da própria vontade continuará falando seu inglês morolesse, redigindo relatórios cheios de erros de português, consultando os mesmos livros que usou na faculdade e olhe lá.
Para mim é como se estivesse "chovendo no molhado", quando falo na necessidade de continuarmos aprendendo sempre, mas sei que algumas pessoas ainda não se convenceram disso.
Aprender para que, se o que já sabem é suficiente para desempenhar suas funções? Não perceberam que precisam continuar seu aprendizado para desempenhar as funções ainda melhor e, sobretudo, desempenhar funções novas.
No mundo do trabalho, o aprendizado tem de ser contínuo. Por um lado, porque o conhecimento evolui sem parar e o profissional tem, no mínimo, que se manter atualizado com as novas técnicas, conceitos e práticas de sua profissão. Por outro, porque o ser humano que ele é, necessita continuar evoluindo, adquirindo habilidades e desenvolvendo competências.
Tudo o que servir para melhorar seu desempenho deve lhe interessar, dominar plenamente uma lingua estrangeira, aperfeiçoar suas capacidades de relacionamento e negociação ou saber usar novas ferramentas gerenciais, por exemplo.
Falta de tempo para estudar e dificuldade de acesso a informação já não são desculpas para alguém deixar de continuar aprendendo.
Hoje, podem-se fazer aproximadamente 450 cursos por e-learnig (ensino a distancia) oferecido por escolas e universidades via banda larga. São aulas de aperfeiçoamento, graduação, pos-graduação e até MBA que o profissional pode receber no PC de casa ou do escritório. Fora isso, boa parte do conhecimento de que ele precisa está disponível em livros, e para compra-los não é mais preciso sair de casa. Basta pedir pela internet.
No outro extremo da questão do aprendizado contínuo esta o profissional com muitos cursos, diplomas e conhecimento de idiomas, porque deseja seguir as tendências do mercado. Adquire informações e qualificações sem refletir se aquilo sera útil para sua carreira. Mas não é por ai, certo? Na ânsia de seguir as tendências de mercado, muitos são aqueles que criam um acúmulo de atividades, interesses e focos de atenção, que podem mais atrapalhar do que melhorar seu desempenho no trabalho.
Se você for um profissional que vive em busca de aprendizado, sugiro que questione até que ponto não está preocupado em acumular conhecimento mais por pressão externa do que por convicção interna.
Voce quer se manter competitivo e, para isso, acredita que precisa estar em pé de igualdade com seus "rivais". Mas será que não esta tão empenhado em fazer o que os outros estão fazendo que nunca parou para se perguntar do que na verdade precisa? Se determinado curso ou livro agregará algo a forma como desempenha seu trabalho ou lhe trará beneficios?
Quando se trata de aprendizado contínuo, é fundamental discernir aquilo de que na realidade precisa para realizar seu propósito profissional. No fundo, o conhecimento mais importante que deve ter é sobre si mesmo: pontos fracos que precisa suprir, pontos fortes que pode aperfeiçoar e o que deve desenvolver para ser um profissional mais completo.
Sucesso a todos,
Comentários