ISO 26000, a nova norma define responsabilidade social.


Boa tarde gestores,

Oito anos de debate, 450 especialistas de 90 países e mais de 40 organizações internacionais.

Esses são alguns números da ISO 26000, a norma ISO (International organization for standardization) que chega ao mercado com a promessa de se tornar a principal referência de responsabilidade social nas empresas e organizações.

O envolvimento de diversos setores da sociedade, com interesses nem sempre convergentes. além da própria heterogeneidade entre países, explica tamanha demora na aprovação da norma.

Ao mesmo tempo, é essa construção coletiva que provoca expectativas tão ambiciosas para a ISO 26000, que competirá em um mercado que abriga dezenas de selos e padronizações relacionadas.

O que a ISO traz é uma grande compilação e alinhamento de ferramentas e políticas já existentes, ancoradas em organizações como a ONU e a OIT, além da própria ISO.

A norma em si acaba com a confusão conceitual que existiu em torno do termo "responsabilidade social" deixando claro que ela é um meio, um caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Diferentemente das suas "irmãs" mais conhecidas a nova ISO não é certificável, não existirá um selo ISO26000, que ateste a prática de gestão alinhada com a responsabilidade social.

Segundo o secretário geral da ISO, Kevin McKinley, a norma é um guia de diretrizes e orientações para as organizações, sobre tudo as empresas que já adotam a responsabilidade social como parte integrante de seus negócios.

Definição segundo a norma ISO 26000.

É a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

  • Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade.

  • Leve em consideração as expectativas das partes interessadas (acionistas, fornecedores, clientes, consumidores, governo e comunidade).
  • Esteja em conformidade com a legislação em vigor e seja consistente com as normas internacionais de comportamento.
  • Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.

Sucesso a todos,

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