SMED - Troca rápida de ferramentas - Escola de Administração Japonesa 9.


Bom dia gestores,

Para finalizar o assunto sobre a escola japonesa de administração comentaremos rapidamente pois o assunto é extenso, sobre a troca rápida de ferramentas, SMED (Single minute exchange of die) o objetivo principal desse tópico é reduzir o tempo de preparação das máquinas e fazer com que o processo de produção em "Batchs" (grandes lotes) fique tão próximo quanto possível de um processo com fluxo contínuo, lembrem-se que falamos em mudança de processos em outros tópicos, pois é esse assunto tem tudo a ver com essas mudanças.

O tempo de preparação ou setup tipicamente compreende quatro funções:

A) Preparação da matéria-prima, dispositivos de montagem, acessórios, etc. - 30%
B) Fixação e remoção de moldes e ferramentas - 5%
C) Centragem e determinação das dimensões das ferramentas - 15%
D) Processamentos iniciais e ajustes - 50%

As principais técnicas para a implantação desse importante sistema são:

Técnica 1 - Separação das operações se setup Internas e Externas
Identifique claramente quais operações devem ser executadas enquanto a máquina está parada, (setup interno) e quais podem ser realizadas com a máquina em funcionamento (setup externo). Por exemplo, toda preparação e transporte de moldes, telas, dispositivos de fixação, ferramentas e materiais podem ser feitos durante o funcionamento da máquina. Setup interno deve estar limitado à remoção de moldes ou ferramentas anterior e fixação da nova. Através, simplesmente, da separação e organização das operações internas e externas, o tempo de setup interno (paradas inevitáveis da máquina) podem ser reduzidos de 30 a 50%.

Técnica 2 - Converter setup interno em externo
Este é o princípio mais poderoso no sistema SMED. Sem ele, não poderiam ser atingidos os tempos de setup inferiores a 10 minutos. Fazer esta conversão envolve o reexame das operações para verificar se qualquer das etapas foi equivocadamente tomada como interna e encontrar maneiras de convertes esses setups internos em externos.

Técnica 3 - Padronizar a função, não a forma
A padronização da forma e do tamanho dos moldes e ferramentas, pode reduzir os tempos de setup consideravelmente. A padronização da forma, porém, é uma perda, porque todos os moldes teriam de adequar-se ao maior tamanho utilizado, o que aumentaria os custos desnecessariamente. A padronização da função, por outro lado, requer apenas uniformidade nas peças necessárias à operação de setup.

Técnica 4 - Utilizar fixadores funcionais
Um parafuso é o mecanismo de fixação mais comum, mas sua utilização pode consumir um tempo muito grande. Por exemplo, um parafuso com 15 fios de rosca, por exemplo, deve ser girado 14 vezes antes que seja realmente apertado no último giro. Na prática, é este último giro que fixa o parafuso e o primeiro que o solta, os outros 13 são movimentos supérfluos. Se a função do parafuso é simplesmente apertar ou soltar, seu comprimento deve ser apenas o suficiente para que fixe com um movimento.

Técnica 5 - Usar dispositivos intermediários
Algumas das esperas que ocorrem devido a ajustes durante o setup interno podem ser eliminadas com o uso de dispositivos padronizados. Enquanto a peça presa a um dispositivo é processada, a próxima é centrada e presa a um segundo. Quando a primeira estiver pronta, a peça presa ao segundo dispositivo é facilmente instalada na máquina para processamento.

Técnica 6 - Adotar operações paralelas
Operações em injetoras de plásticos e prensas grandes envolvem, invariavelmente, trabalho de setup nas duas laterais ou nas partes frontal e posterior da máquina. Se apenas um operário executar essas operações, muito tempo e movimento são desperdiçados com o seu deslocamento em torno da máquina. Mas quando duas pessoas realizam as operações paralelas simultaneamente, o tempo de setup é geralmente reduzido em mais de 50%, devido à economia de movimentos.

Técnica 7 - Eliminar ajustes, fazer certo na primeira vez
Tipicamente, ajustes e testes-piloto são responsáveis por 50 a 70% do tempo de setup interno. A eliminação destes tempos traz formidáveis economias de tempo.
A eliminação de ajustes inicia com o reconhecimento de que a preparação e o ajuste são duas funções distintas e separadas. O ajuste torna-se um fator cada vez menos importante à medida que a preparação se torna mais precisa. O primeiro passo para eliminação do ajuste é realizar calibragens que eliminem a necessidade de confiar na intuição.

Técnica 8 - Mecanização
Embora a troca de lâminas, dispositivos, moldes e padrões pequenos não seja um grande problema, a mecanização é geralmente fundamental para deslocar moldes de injeção, sopro, prensas e etc. Para a instalação de moldes e matrizes com um toque, pode ser utilizada pressão de ar ou óleo. O investimento na mecanização deve, no entanto, ser pensado com cuidado. A mecanização deve ser considerada somente após haver sido feito todo o esforço possível para melhorar os setups utilizando as técnicas acima descritas.

Os 7 primeiros princípios podem reduzir um setup de horas para 3 minutos, e a mecanização irá reduzir esse tempo em apenas mais 1 minuto.

O SMED é uma abordagem analítica para a melhoria do setup da qual a mecanização é apenas um componente. Empreender tal melhoria com a mecanização pode reduzir o tempo de setup em um primeiro momento, mas não irá remediar as ineficiências básicas de um processo de setup mal planejado.

Para quem ficou confuso por ser um assunto muito técnico, abaixo um vídeo que mostra a importância da troca rápida e do desempenho, reparem na posição dos mecânicos, nos equipamentos e comparem com o texto acima, chegar na frente da concorrência é sempre importante, e essa troca foi feita em apenas 7 segundos.


Abraços a todos,

Comentários